A Casa da Cultura de Santa Cruz | Quinta do Revoredo, no seu 31º Aniversário, inaugura na próxima sexta-feira, dia 6 de Dezembro, pelas 18 horas, a exposição intitulada “Atlas do Planeamento”.
Trata-se de uma exposição-arquivo de ideias, um repositório de abordagens e conhecimentos, onde cada imagem, desenho e texto constitui registo de um tempo passado e referência para um futuro.
“É uma mostra que aprofunda o planeamento urbano na Região, onde são desvendados planos e projetos urbanísticos desenvolvidos para as cidades e vilas da Madeira e Porto Santo, antes dispersos e fragmentados em diversos arquivos públicos e privados, que são aqui agrupados de forma meticulosa”, explica a Casa da Cultura, através de um comunicado enviado à redação.
A exposição apresenta cerca de 80 planos, anteriores ao primeiro plano diretor municipal de cada município, provenientes de 11 fontes arquivísticas distintas, numa mostra que potencia o conhecimento e a investigação.
Através desta exposição-investigação propõe-se acompanhar o percurso da complexa evolução do nosso espaço urbano, assinalando, a cada momento, os aspetos mais significativos do planeamento da Madeira e do Porto Santo.
A mostra é enriquecida com vídeos/entrevistas de investigadores, que dão a sua opinião pessoal sobre os planos e sobre a atualidade dos mesmos.
A exposição tem a coordenação geral de Ilídio Sousa, diretor regional do Ordenamento do Território, a coordenação da investigação, recolha documental e projeto expositivo é dos arquitetos Pedro Gonçalves e Amanda Conduto, sendo este um projeto que também contou com a análise de um conjunto de arquitetos, urbanistas e historiadores como Carolina Sumares, Cristina Perdigão, Daniela Alcântara, David Oliveira, Emanuel Gaspar, Gil Gama, Gustavo Freitas, Jorge Freitas, Luís Xavier, Pedro Gonçalves, Pedro Ribeiro, Roberto Rodrigues, Rui Campos Matos e Rui Carita.
A organização desta exposição é da Direção Regional do Ordenamento do Território.
Este processo levou dois anos e resultou nesta exposição itinerante que irá passar por todos os municípios da região, estando, igualmente, a ser preparada uma publicação que irá reunir o material numa coleção de livros sobre o planeamento urbano do século XX.