MADEIRA Meteorologia

I Colóquio Literatura Madeirense em 2025 no Funchal

Data de publicação
13 Novembro 2024
9:57

Entre 31 de março de 2025 e 2 de abril, a Direção Regional dos Arquivos, das Bibliotecas e do Livro (DRABL) e o Departamento de Cultura da Câmara Municipal do Funchal (CMF), em parceria, promovem, no Teatro Municipal de Baltazar Dias e Arquivo e Biblioteca da Madeira, o I Colóquio Literatura Madeirense. As propostas deverão ser enviadas ate dia 31 de dezembro,

A iniciativa toma esta literatura como objeto de estudo, de discussão crítica e de divulgação, convidando a (re)pensá-la quer enquanto repertório textual que pode ser reconhecido como madeirense (repertório que, em alguns casos, já se encontra patrimonializado); quer enquanto sistema literário autónomo, mas inscrito nos (polis)sistemas literários nacional e internacional lusófono.

Trata-se de “uma literatura que, apesar de insular e de ao longo do século XX ter sido fortemente dominada pelo regionalismo literário (como, de resto, aconteceu em outras comunidades regionais em processo de afirmação/legitimação política e identitária), não viveu/vive arredada da República Mundial das Letras (e das outras artes), para recuperarmos, aqui, o conceito de Pascale Casanova, numa obra em que se ocupou de, entre outras questões, a condição de perifericidade das designadas literaturas menores, na relação que estas mantêm com outras literaturas consideradas maiores (porque detentoras de maior poder e protagonismo) no contexto literário e cultural internacional”, explica um comunicado enviado à redação.

Entre os muitos temas e questões que o estudo deste sistema literário pode suscitar, o I Colóquio acolherá com interesse propostas que privilegiem o diálogo de autores madeirenses com Camões. Deste modo, o colóquio pretende associar-se às comemorações dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões, autor cuja obra, desde o século XV, também constituiu uma referência para autores madeirenses, numa dinâmica que passou pela imitação/replicação, mas também pela questionação e atualização de formas, géneros e temáticas reconhecidos como camonianos.

As propostas de comunicação (com duração máxima de 20 minutos e podendo ser apresentadas em português, inglês, espanhol, francês e italiano) deverão ser enviadas para o email da Comissão Organizadora (coloquio.literatura.madeira@gmail.com) até 31 de dezembro do presente ano. Após validação pela Comissão Científica, a aceitação das propostas será comunicada aos respetivos autores e autoras até 31 de janeiro de 2025.

O email deverá ser devidamente identificado com o assunto “Proposta de comunicação” + título e deverá incluir, em documento autónomo (Word ou PDF):

· resumo da proposta de comunicação (entre 300 e 400 palavras);

· bibliografia de trabalho relacionada com o tema proposto (cerca de 5 títulos);

· nota curricular atualizada (até 100 palavras);

· Indicação de afiliação institucional (caso se aplique).

Para mais informações deverá consultar o seguinte email: https://abm.madeira.gov.pt/coloquios-literatura-madeirense/

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
13/11/2024 08:00

O Homem só encontrará a sua Felicidade através da Bondade. Isto decorre porque ao Homem não lhe é possível ser Feliz sozinho, João Gilberto di-lo magistralmente...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas