Uma semana depois, a Comissão de Organização da Associação Ornitológica da Madeira, realiza um balanço muito positivo do MIBE 2024, o Madeira International Bird Exhibition, que teve entrada livre, inaugurado com uma forte presença de diversas entidades governamentais, associados, visitantes e interessados.
Este evento contou com a presença do Secretário Regional dos Equipamentos e Infraestruturas, Pedro Fino, em representação do Governo Regional da Madeira, Clara Noronha, em representação do Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Manuel Filipe, em representação da Secretária Regional da Agricultura, Ambiente e Pescas, Helena Leal, em representação da Câmara Municipal do Funchal, e Ricardo Sutil, em representação da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa.
O Presidente da Direção e Diretor Geral da Comissão de Organização, João Fernandes, abriu a cerimónia com um discurso emotivo, apelando a que as entidades continuem a apoiar estas iniciativas, e acima de tudo, que os amantes da modalidade se juntem, e se unam em prol de um desenvolvimento sustentado da prática.
O Pavilhão dos Trabalhadores do Funchal, foi o palco da exposição do 1º Campeonato Internacional Ornitológico, repleta de biodiversidade, pois contou com cerca de 1700 aves, de 134 expositores de toda a europa, contando com a representação de Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Itália e França.
Neste certame houve a coroação de diversos prémios internacionais e regionais, sendo que foi eleito, como o primeiro Campeão Internacional do MIBE, Pedro Garanito (PRT), seguido por Raf Schoonvliet (BEL) como Vice-Campeão e a terminar o pódio Alexandre Camacho (PRT) no 3º lugar.
No Campeonato Regional, o Campeão desta edição foi Renato Carvalho (PRT), Pedro Garanito (PRT) como Vice-Campeão e Tiago Abreu a fechar o pódio.
No mítico Troféu Fábrica do Ribeiro Sêco, importante patrocinador desta coletividade, foi novamente Pedro Garanito (PRT) a arrecadar o 1º lugar, seguindo-se António Teixeira (PRT) como Vice-Campeão e Alexandre Camacho (PRT) no 3º lugar.
Nas melhores aves de cada secção, destacaram-se: José Miguel Fernandes (PRT) como melhor Individual D (Côr), Carlos Rebelo (PRT) melhor Equipa D (Côr), Renato Carvalho (PRT) melhor individual E (Porte), João Parreira (PRT) melhor Equipa E (Porte), Pedro Garanito (PRT) melhor individual F (Exótico), Raf Schoonvliet (BEL) melhor Equipa F (Exóticos), António Teixeira (PRT) melhor individual I (Periquito), Paulo Vilas Boas (PRT) melhor individual J (Agapornis), Hugo Gouveia (PRT) melhor Equipa J (Agapornis), Carlos Macedo (PRT) melhor individual M (Peq Psitacídeo), Diterich (NLD) melhor Equipa M (Peq Psitacídeo), Gideon Torres (PRT) melhor individual K (Caturras), e Arménio Silva (PRT) melhor individual O (Rola).
A fechar as melhores aves, com o exponente máximo o Best in Show individual I (Periquito) de António Teixeira (PRT), e a melhor Equipa F (Exóticos) de Raf Schoonvliet (BEL).
Madeira no 19º Campeonato Internacional do Atlântico em Balasar
A Região esteve ainda representada no 19.º Campeonato Internacional do Atlântico em Balasar, no Porto, onde a Associação Ornitológica da Madeira esteve representada e ao mais alto nível, onde 3 associados e expositores arrecadaram 9 medalhas internacionais, 8 delas de ouro e 1 de prata (António Sérgio Teixeira 5x 1º lugar 1x 2º lugar / João Paulo Teixeira 1x 1º lugar / João Fernandes 2x 1º lugar).
A representação foi ainda coroada com a atribuição de uma medalha de prestígio a João Fernandes (Melhor Criador de Bavette Bico Preto), e um Prémio Prestígio Atlântico 2024 de Periquitos a António Sérgio Teixeira.
Os expositores preparam-se agora para representar a Região Autónoma da Madeira em Itália em novembro, Açores em dezembro e no Campeonato do Mundo em Janeiro, que se realiza em Portugal, Santa Maria da Feira.