MADEIRA Meteorologia

Pyongyang lança quatro mísseis de curto alcance

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
05 Novembro 2022
9:47

A Coreia do Norte lançou quatro mísseis de curto alcance no Mar Amarelo, informou hoje o Exército sul-coreano, depois de uma série recorde de lançamentos de mísseis por Pyongyang esta semana.

Os militares da Coreia do Sul detetaram hoje o lançamento "a partir de Donglim, província de Pyongan do Norte, para o Mar Ocidental entre as 11:32 e as 11:39 da locais (02:32 e 02:39 TMG e em Lisboa)", afirmou o Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul num comunicado, utilizando outro nome para o Mar Amarelo.

A Coreia do Norte lançou esta semana dezenas de mísseis para o mar, incluindo um míssil balístico intercontinental que desencadeou avisos de evacuação no norte do Japão, e pilotou aviões de guerra dentro do seu território.

A Coreia do Norte descreveu as suas ações militares como uma resposta adequada a uma combinação de exercícios aéreos entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, a que chamou uma exibição de "histeria de confronto militar" dos EUA.

Os Estados Unidos pilotaram dois bombardeiros supersónicos B-1B hoje sobre a Coreia do Sul nos últimos dias dos exercícios conjuntos, numa demonstração de força destinada a intimidar a Coreia do Norte sobre a sua atividade intensificadora de testes.

O exercício "Tempestade Vigilante" (Vigilant Storm) que envolveu cerca de 240 aviões de guerra, incluindo caças F-35 avançados de ambos os países, desencadeou uma reação da Coreia do Norte.

O "Tempestade Vigilante" tinha sido inicialmente programado para terminar na sexta-feira, mas os aliados decidiram prolongar o treino até hoje, em resposta a uma série de lançamentos balísticos norte-coreanos na quinta-feira, incluindo um ICBM que desencadeou alertas de evacuação e parou os comboios no norte do Japão.

Os lançamentos de quinta-feira surgiram depois de o Norte ter disparado mais de 20 mísseis na quarta-feira, o máximo que tinha lançado num único dia.

Esses lançamentos ocorreram depois de o oficial superior militar norte-coreano Pak Jong Chon ter emitido uma ameaça velada de conflito nuclear com os Estados Unidos e a Coreia do Sul sobre os seus exercícios conjuntos, que o Norte diz serem ensaios para uma potencial invasão.

Num comunicado na sexta-feira atribuído a um porta-voz não identificado, o ministério dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Norte afirmou que os Estados Unidos e a Coreia do Sul tinham criado uma "atmosfera seriamente instável" na região com os seus exercícios militares.

E acusou os Estados Unidos de mobilizarem os seus aliados numa campanha utilizando sanções e ameaças militares para pressionar a Coreia do Norte a desarmar unilateralmente.

"A provocação sustentada deve ser seguida de uma contra-ação sustentada", diz o comunicado.

Lusa

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que é mais surpreendente na sondagem JM realizada pela Intercampus?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas