MADEIRA Meteorologia

Tarifas: União Europeia aprova resposta de 25% a produtos dos EUA

Data de publicação
09 Abril 2025
15:02

A União Europeia (UE) aprovou hoje, por maioria, a aplicação de tarifas de 25% a produtos norte-americanos, em resposta às tarifas aplicadas pelos Estados Unidos da América (EUA) ao aço e alumínio europeus.

A informação foi confirmada à Lusa por fontes europeias e as tarifas deverão começar a ser aplicadas a partir de 15 de abril, próxima terça-feira.

Só a Hungria votou contra a decisão entre os 27 Estados-membros.

Em comunicado, a Comissão Europeia disse que a proposta de impor tarifas aos EUA “obteve o apoio necessário dos Estados-membros” e que a decisão é apenas “uma resposta à decisão de março por parte dos Estados Unidos da América de impor tarifas às importações de aço e alumínio” europeus.

“A Comissão Europeia considera as tarifas injustificadas e prejudiciais, com consequências nefastas para os dois lados, assim como para a economia global”, reiterou o executivo comunitário.

No comunicado divulgado pouco depois de ser conhecida a decisão, Bruxelas insiste na “preferência clara por uma solução negociada com os EUA, que seja equilibrada e com benefícios mútuos”.

E deixou um alerta a Washington: “Estas contramedidas podem ser suspensas em qualquer momento, se houver um acordo com os EUA para uma solução justa e negociada.”

A lista na íntegra de produtos ainda não foi divulgada pelo executivo de Ursula von der Leyen.

De acordo com a Comissão Europeia, as tarifas de 25% aplicadas às exportações dos EUA terão um valor de mais de 22 mil milhões de euros, de acordo com as importações feitas em 2024 para os países do bloco comunitário.

Mas no total o valor poderá ascender aos 26 mil milhões de euros, equiparando as consequências das tarifas que Washington aplicou aos 27 países do bloco comunitário.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou na segunda-feira que a UE quer negociar tarifas zero com os EUA para bens industriais, mas a Casa Branca, especificamente o Presidente norte-americano, Donald Trump, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

A Comissão Europeia não exclui nada e, em simultâneo, também não deixa de fora qualquer cenário de apoio, mas vai reger-se pela cautela por enquanto, para avaliar as consequências possíveis destas tarifas, enquanto continua a negociar com Washington para tentar demover a administração do republicano Trump.

A decisão da Casa Branca de aplicar as tarifas ao bloco comunitário também acelerou a agenda da Comissão Europeia de procurar outros parceiros e de reforçar a esfera do comércio global para o bloco político-económico do qual Portugal faz parte.

A Comissão Europeia quer a União a olhar para os restantes 87% do comércio mundial. Por isso, Ursula von der Leyen reuniu-se na segunda-feira com o primeiro-ministro norueguês, Jonas Gahr Støre, e na terça-feira com o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, para pedir uma resposta tarifária sensata à China.

A perspetiva de uma guerra comercial entre Washington e Pequim também está a preocupar o executivo comunitário, por causa das ramificações que esta contenda poderia ter no bloco comunitário e nas oportunidades para expandir o comércio a outros países e blocos.

Os EUA anunciaram na terça-feira tarifas de 104% às importações chinesas a partir de quarta-feira, cumprindo a ameaça de aumento das tarifas em 50 pontos percentuais.

Donald Trump anunciou na semana passada as suas novas taxas alfandegárias sobre os produtos chineses a partir de quarta-feira chegariam aos 54%, e ameaçou impor taxas em mais 50 pontos, caso a China retaliasse.

A China retaliou com uma taxa adicional de 50% sobre as importações oriundas dos Estados Unidos, para 84%, intensificando a guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Fontes europeias sustentaram, por exemplo, que um acordo com os países do Mercosul está a ser visto com menos ceticismo depois da decisão de Washington, ainda que alguns países continuem reticentes a este acordo. França e Irlanda estão entre os países que há alguns meses se opunham diametralmente ao acordo com o Mercosul.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que espera do novo Governo Regional?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

12:44

Numa publicação já assinada por Duarte Freitas (Finanças) e José Manuel Rodrigues (Economia), está já deliberado o preçário dos combustíveis a vigorar...

6:55

Bom dia!

A atual presidente das Sociedades de Desenvolvimento deixa o lugar vago e vai liderar o Instituto de Segurança Social da Madeira. Há mais ajustes...

13:56

Um utente de um lar de Câmara de Lobos morreu, esta tarde, depois de entrar em paragem cardiorrespiratória, na sequência de um engasgamento. Decorria o...

8:44

Um acidente de viação a envolver duas viaturas causou, na manhã desta quarta-feira, duas vítimas no Caminho de Santo António, junto aos antigos CTT.

O alerta...

12:15

Sónia Pereira vai assumir a presidência da autarquia de Câmara de Lobos.

17:44

É oficial: a Oakberry, marca internacionalmente conhecida pelo seu açaí, já abriu portas no Anadia Shopping.

Sob gestão da Widerproperty, o Anadia Shopping...

6:55

Bom dia!

Há residentes na Madeira entre os 57 portugueses inscritos numa organização da Suíça que dá apoio ao suicídio assistido. A informação foi confirmada...

• PUB
20:42

O lituano detido na Madeira, alegado líder de uma organização criminosa internacional que importava carros acidentados e abatidos nos EUA e que após uma...

12:25

Com a entrada de Leonel Silva, atual presidente da autarquia de Câmara de Lobos, na Investimentos Habitacionais da Madeira, fica aberto o caminho para...

18:03

Nuno Guerreiro, vocalista dos Ala dos Namorados, faleceu esta quinta-feira, aos 52 anos.

A notícia foi avançada no Facebook, por volta das 17h00, pelo presidente...

Últimas

20:17

A placa central da Avenida Arriaga volta a ser palco do Madeira Rum Festival, um evento que tem vindo a cativar, ano após ano, o público local e estrangeiro,...

20:15

Os baixos salários, o aumento do custo de vida e os valores “astronómicos das casas” estão no topo das preocupação da candidatura da CDU Madeira à Assembleia...

20:00

No primeiro ato público como secretário regional da Economia, José Manuel Rodrigues presidiu à cerimónia de encerramento do Curso Intensivo em Empreendedorismo...

19:08

Tomou ontem posse e hoje já iniciou funções com uma visita estratégica ao Serviço de Saúde da RAM.

Foi assim a manhã da recém-empossada secretária de Saúde...

18:47

Um homem, com cerca de 70 anos, perdeu a vida esta tarde no Pico do Areeiro, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória.

A vítima foi prontamente assistida...

18:30

Está escolhida a chefe de gabinete da secretária regional de Inclusão, Trabalho e Juventude. Ana Soares de Freitas, que ocupava a mesma função na secretaria...

18:30

Os dados foram facultados pela própria instituição e dizem respeito aos primeiros três meses de 2025. A Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Madeira,...

• PUB
18:20

Os dois únicos secretários regionais que transitam do anterior governo, vão manter as suas chefes de gabinete.

Assim, Jorge Carvalho, que tutela a Secretaria...

18:06

O gabinete de José Manuel Rodrigues está a ser instalado no Palácio do Governo, na Avenida Zarco, centro do Funchal.

O novo secretário de Economia deverá...

17:44

É oficial: a Oakberry, marca internacionalmente conhecida pelo seu açaí, já abriu portas no Anadia Shopping.

Sob gestão da Widerproperty, o Anadia Shopping...