MADEIRA Meteorologia

Ucrânia: Guterres invoca Carta da ONU para pedir solução de paz

Data de publicação
04 Julho 2024
14:13

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, defendeu hoje uma solução de paz para a Ucrânia com base no direito internacional e na Carta da ONU, durante uma cimeira no Cazaquistão.

“Precisamos de paz na Ucrânia, que se baseia na Carta das Nações Unidas e no direito internacional”, disse Guterres ao discursar na cimeira de formato alargado da Organização de Cooperação de Xangai (OCS) que se realiza na capital do Cazaquistão, Astana.

Guterres também pediu um cessar-fogo em Gaza e o fim do derramamento de sangue, bem como a libertação imediata e incondicional de todos os reféns.

“Precisamos de paz do Sudão ao Sahel, da República Democrática do Congo à Somália, da Birmânia ao Haiti”, acrescentou o secretário-geral das Nações Unidas, que também se referiu à situação no Afeganistão, defendendo a formação de um Governo inclusivo naquele país, para garantir que são respeitados os direitos humanos.

“Todos os países deveriam unir-se para evitar que o Afeganistão se torne novamente um foco de terrorismo”, argumentou Guterres.

Segundo o chefe da ONU, a OCS, como maior organização regional do mundo, tem o poder e a responsabilidade de “promover a paz”.

A SCO, criada em 2001, é atualmente composta pela Bielorrússia, China, Índia, Irão, Cazaquistão, Quirguizistão, Paquistão, Rússia, Tajiquistão e Uzbequistão.

Hoje, a cimeira - que se realiza em formato ampliado, OCS+ - também conta com a presença de representantes de parceiros e amigos da organização, como Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos, Mongólia, Paquistão, Turcomenistão e Turquia.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Coordenadora do Centro de Estudos de Bioética – Pólo Madeira
5/07/2024 08:00

A amizade, essa aliança sagrada que se tece entre almas, é um dos tesouros mais preciosos da existência humana. Ela transcende o simples compartilhar de...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas