MADEIRA Meteorologia

Preço do cacau deverá manter-se em queda após ter mais do que duplicado em 2024

Data de publicação
26 Março 2025
8:17

O preço do cacau deverá manter-se em queda este ano, após ter mais do que duplicado em 2024, colocando desafios estruturais ao setor, apontaram os analistas ouvidos pela Lusa, quando se celebra o dia mundial do cacau.

“Existe a expectativa de uma queda moderada dos preços ao longo de 2025, à medida que a produção recupera parcialmente, impulsionada pelo incentivo dos preços elevados, bem como pelo abrandamento da procura, precisamente devido ao encarecimento da matéria-prima”, referiu o economista sénior do Banco Carregosa Paulo Monteiro Rosa, em resposta à Lusa.

Sem novos choques climáticos ou políticos, o preço do cacau poderá recuar para entre 6.000 e 7.000 dólares (entre 5.545 e 6.470 euros) por tonelada até ao final de 2025, segundo as estimativas dos analistas da Bloomberg e da Reuters, citadas pelo banco.

Em 2024, o preço do cacau registou subidas acima de 160%, sendo que no ano anterior o setor já enfrentava desafios perante a quebra nas colheitas, que fizeram os preços disparar para 4.000 dólares (cerca de 3.697 euros) por tonelada.

Para esta evolução contribuíram fatores como as fracas colheitas na Costa do Marfim e do Gana, que são responsáveis por cerca de 60% da produção mundial, seca severa e doenças nas plantações, o impacto das alterações climáticas e um menor investimento agrícola.

A corretora financeira xtb disse à Lusa que só em fevereiro, os preços caíram mais de 31% relativamente aos máximos históricos.

“As projeções para 2024/2025 apontam para uma produção na Costa do Marfim de cerca de dois milhões de toneladas, um aumento considerável em relação a 2023/2024, que tinha sido 1.850, embora as condições meteorológicas nos próximos meses suscitem algumas preocupações”, destacou.

Em março, verificaram-se novas flutuações e os preços atingiram o seu nível mais baixo desde de março de 2024.

O analista da ActivTrades Henrique Valente sublinhou que os fatores estruturais continuam a pesar sobre a oferta e que o preço do cacau continua a ser incerto face aos fenómenos que têm afetado a produção.

“A volatilidade deve persistir ao longo de 2025. Se a produção não recuperar de forma significativa, os preços do cacau devem continuar elevados”, defendeu.

Contactada pela Lusa, a Imperial, dona de marcas como a Regina e Pantagruel, assinalou que o aumento do preço do cacau é um “desafio estrutural para todo o setor”.

Contudo, até ao momento, a Imperial tem tentado evitar repercutir o aumento dos custos no preço para o consumidor final.

“Com a aproximação da Páscoa, uma das campanhas mais importantes para o setor, o nosso compromisso mantém-se o de sempre: garantir a produção e entrega de chocolate de elevada qualidade ao consumidor português. Enquanto empresa chocolateira que somos, continuamos, por isso, a apostar numa estratégia orientada para a inovação e qualidade como pilares únicos, procurando sempre soluções que nos permitam manter o padrão elevado pelo qual somos reconhecidos”, concluiu.

Por sua vez, a Arcádia disse que o aumento do custo da matéria-prima teve um impacto direto na sua estrutura de produção e que tem feito um esforço para absorver uma parte significativa desse acréscimo.

Ainda assim, foi necessário proceder a ajustes e, em 2024, a Arcádia aumentou os preços, em média, cerca de 10%. Já este ano subiram, aproximadamente, 7%.

“Estes ajustamentos são inevitáveis num cenário de forte pressão internacional, mas temos procurado manter o equilíbrio entre sustentabilidade e acessibilidade”, afirmou.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

20:00

Duas continuidades, cinco saídas e seis entradas.

Miguel Albuquerque efetuou uma profunda reformulação no Governo Regional que vai iniciar esta próxima...

16:49

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recebeu uma camisola autografada por Cristiano Ronaldo, entregue pessoalmente pela mãe do jogador,...

11:27

Devido à forte ondulação, o muro da estação elevatória dos Reis Magos, no Caniço, ruiu, deixando, atrás de si, um rasto de destruição.

A área já está vedada...

17:26

O ferry ‘Lobo Marinho’ que faz a ligação marítima de passageiros e mercadorias entre o Funchal e Porto Santo viu-se, na viagem realizada este sábado, em...

9:33

Desde a meia-noite deste sábado, o vento tem soprado com intensidade em várias zonas do arquipélago da Madeira, com rajadas que atingiram os 110 km/h no...

9:23

Uma árvore tombou sobre uma viatura este sábado na zona do Papagaio Verde, no Funchal. O incidente ocorreu num dia em que vigora um aviso amarelo para...

20:11

Conheça quem vai liderar as diferentes áreas....

• PUB
16:58

O líder do partido mais votado foi convidado pelo representante da República para a Região a formar Governo e já trouxe a composição do XVI Governo que...

20:24

Paulo Pereira, presidente da TáxisRAM, revelou ao JM que o acordo está alinhavado, faltam apenas as assinaturas dos responsáveis.

Os sócios da TáxisRAM...

11:22

Tem sido uma manhã atribulada no Aeroporto da Madeira, devido às condições atmosféricas que não têm facilitado a vida ao tráfego aéreo.

Desde o início da...

Últimas

23:56

O Ministério Público (MP) acusou um homem de obter e divulgar na internet vídeos de teor sexual com crianças entre 2023 e 2024, totalizando 2.869 crimes,...

23:50

A Ucrânia acusou hoje o exército russo de ter atingido um hospital militar em Kharkiv, nordeste do país, danificando o edifício e causando vítimas entre...

22:35

Vânia Jesus, em número dois, é a surpresa na lista da coligação PSD/CDS para as eleições à Assembleia da República, em 18 de maio, hoje divulgada.

Entra...

22:01

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Telavive para exigir que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, chegue a um acordo com o Hamas...

21:40

Lina Pereira, presidente do JPP, defende que “é tempo de deixar governar”, mas não deixa de questionar algumas escolhas feitas por Miguel Albuquerque para...

21:03

Pedro Coelho lidera a lista da coligação PSD/CDS às eleições para a Assembleia da República, que vão decorrer a 18 de maio próximo.

Seguem-se Vânia Jesus...

20:03

O Governo de Unidade Nacional de Myanmar, que reivindica a legitimidade democrática no país, anunciou hoje uma trégua de duas semanas nas zonas afetadas...

• PUB
20:02

O Sporting venceu o Estrela da Amadora na Reboleira, por 3-0 e somou 65 pontos no topo da tabela, mais três que o Benfica, que está no segundo posto.

19:54

A Capitania do Funchal cancelou o aviso de mau tempo (sinal 6), com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Apesar do cancelamento,...

19:28

A Federação Portuguesa pela Vida defendeu hoje o apoio às grávidas, independentemente do país de origem e da legalidade da sua situação, e medidas para...