A operação já estava programada antes do início do Plano Operacional de Combate a Incêndios Rurais (POCIR).
Já chegou à Madeira o novo helicóptero que irá entrar ao serviço da Proteção Civil, assegurando as mesmas funções desempenhadas pela aeronave anterior, que regressa agora a Lisboa para manutenção. O helicóptero H35 será substituído, garantindo a continuidade das operações levadas a cabo pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC).
Esta substituição resulta de um processo contratual e de uma obrigação legal, assegurando a segurança e eficiência das missões de resgate e combate a incêndios. O novo helicóptero apresenta as mesmas características e funcionalidades do anterior, pelo que esta mudança corresponde a uma operação programada dentro de um determinado intervalo de tempo.
No mesmo navio que transportou o helicóptero, chegou também uma nova viatura Ford de busca, resgate e socorro em grande ângulo, destinada aos Bombeiros Voluntários Madeirenses. Esta unidade de última geração reforçará a capacidade da equipa de resgate e socorro em montanha, contribuindo para a segurança das operações em toda a Região Autónoma da Madeira.