Nessa saudosa edição da "festa do Rali" de 1981, a sua história, foi composta por vários pormenores, quase de argumento de um bom filme sobre automobilismo para uma matiné. Antes da partida, o favoritismo era direcionado aos dois potentes Ferrari 308 GTB conduzidos por Jean-Claude Andruet - especialista em ralis de asfalto e muito experiente - e Roberto Liviero, e aos dois Fiat 131 Abarth Rally de Adartico Vudafieri - campeão europeu de ralis em título -, vencedor da edição anterior, e o de Zanussi. E após as primeiras etapas existe a confirmação do favoritismo atribuído aos bólides de Modena, em especial a Andruet. Com Zanussi no seu 131 Abarth a desistir cedo, durante a segunda classificativa.
Aparentava ser vitória clara para o audaz piloto francês, ao início da 2.ª etapa, com mais de dois minutos de diferença para Liviero e a oito minutos de Aly Kridel - Paul Dunkel em Ford Escort 1800 MkII, piloto luxemburguês pouco conhecido. Mas ocorre o abandono, por problemas de caixa de velocidades, do outro Ferrari 308 GTB de Liviero, ainda mais se afigurava a sua direção aos louros de Andruet, caso a reviravolta madrasta, em que o francês é obrigado a parar o Ferrari 308GTB e a desistir, num dos episódios mais estranhos da história deste Rali.
Muito se falou, e ainda é assunto que é aflorado, pois a razão oficial do abandono foi uma suposta troca de bidões de combustível durante um reabastecimento, pelo staff da equipa vinda de França, e em vez de gasolina, foi atestado de mistura com água no depósito! Mas para muitos foi sabotagem? Acaso? Fica o mistério.