Entretanto, Cabo Verde já manifestou, em diversas ocasiões, a intenção de incluir outros, tais como a economia azul e a mobilidade. Estes dois últimos, enquadram igualmente o Interreg MAC 2021-2027.
Neste período de 2021-2027, o Programa, centrado na cooperação das regiões europeias ultraperiféricas entre si e com os países e territórios do ultramar (PTU) ou países terceiros, é financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelos instrumentos de financiamento externo, englobará as regiões ultraperiféricas de Espanha e Portugal: Canárias, Açores e Madeira, incluindo ainda "vizinhos" ou organizações de integração e cooperação de Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Senegal, São Tomé e Príncipe, Mauritânia e... Cabo Verde, com o intuito de promover o desenvolvimento dos mesmos, facilitando assim cooperação baseada em interesses e valores partilhados, para alcançar objetivos comuns em matéria de Inovação e Competitividade, Transição Ecológica, Luta Contra As Alterações Climáticas, Mobilidade e Governação, com o auxílio do Instrumento de Vizinhança, Cooperação para o Desenvolvimento e Cooperação Internacional - Europa Global.
Ora bem... a Europa precisa de parceiros resolutos e Cabo Verde vive um período importante e notório de estabilidade e de boa governança, reunindo assim condições para se apresentar como candidato ideal também ao Interreg - MAC 2021-2027. Importa igualmente recordar que se trata de um País com o qual Portugal mantém uma sólida cooperação te?cnico-militar, de resto caracterizada por enorme sentido de rigor no seu cumprimento.
Cabo Verde esta? ainda munido de uma estratégia de desenvolvimento de longo prazo, bem definida. Tem se caracterizado distintamente também por ser um arquipélago de gente capaz, diligente, informada, educada e determinada que se tem destacado em vários sectores; o último e de grande projeção mundial foi o facto de ser eleito como o melhor destino internacional de 2022, na 18ª edição da Gala de Prémios de Turismo pela Publituris Portugal Travel Awards 2023, batendo assim na concorrência o Dubai, Espanha, Maldivas, México, Tailândia e Turquia, todos eles tubarões do sector turístico. E foi, como não poderia deixar de ser, notícia recebida com muito entusiasmo e alegria por todos os amantes de Cabo Verde, de como sou eu exemplo, indiscutível e orgulhosamente.
Deixo-vos assim com alguns bons motes de reflexão semanal: parcerias, cooperação, desenvolvimento e... "a" melhor sugestão de destino de férias!!!