MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

BOM DIA ALEGRIA!

15/05/2023 07:30

No meu tempo, o Ensino Profissional era pago. Predispus-me a trabalhar para ganhar uns trocos e conseguir financiar-me. Vem o teste psicotécnico e…não passei. Lindo serviço! A minha autoestima ficou no fundo do poço. Se eu não consigo entrar num curso profissional que tem a fama de ser fácil para concluir o 12.º ano, como é que eu iria sobreviver ao Ensino Regular? Nada disso. Adorei a minha Francisco Franco e coisas estranhas aconteceram: obtive melhor aproveitamento do que no 2.º e 3.º ciclos. Nesta maravilhosa escola fizemos uma viagem à Alemanha e contactamos com alunos e famílias alemãs. Lembro-me de ficarem admirados por não estarmos a aprender nenhum ofício em concreto e de perguntarem: "então o que fazem com o que aprendem na escola?". Pela parte deles, não tinham qualquer pressa em ir para a Universidade. Iam trabalhar, ganhar dinheiro, experiência e depois decidir se prosseguiam os estudos ou não. A minha certeza sobre as vantagens do Ensino Profissional voltou!

De facto, acompanhei o percurso de amigos que fizeram esta via de ensino e continuaram os seus estudos no Ensino Superior. Sentiam-se mais bem preparados do que os alunos que vinham do Ensino regular. Eram mais resilientes e seguros de si.

Cuidado com o que desejas, pois pode tornar-se realidade. Atualmente tenho o privilégio de ser formadora no Ensino Profissional na disciplina da Área de Integração. Infelizmente, apercebo-me de que pouco mudou desde que eu ingressei no Secundário. Com a exceção de ser financeiramente mais vantajoso frequentar o Ensino Profissional, continua a ser desvalorizado pela Comunidade Educativa e pelas Entidades Governamentais que o tutelam. O Ensino Profissional continua a ser visto como a opção para alunos desleixados ou que não querem continuar a estudar. Enquanto os alunos, encarregados de educação e professores tiverem esta perceção, dificilmente teremos um Ensino Profissional mais eficiente. Ao ser olhado com a seriedade que merece, prepara melhores profissionais técnicos, abre mais portas para progredir na carreira, traz para a sociedade e para o mundo do trabalho pessoas proativas, pragmáticas e viradas para a solução.

Por isso, deixo o meu apelo a todas as pessoas que fazem parte do Ensino Profissional: Dignifiquem a vossa Escola. Estejam orgulhosos da vossa escolha. Demonstrem que aprender fazendo é urgente!

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

No que diz respeito à Madeira, qual é a sua opinião sobre o Orçamento do Estado para 2025?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas