MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

Cônsul Honorária de Cabo Verde na Madeira

4/12/2023 04:00

Realizou-se no passado dia 30 de novembro a inauguração da sede do primeiro Consulado Honorário da Cabo Verde na Região Autónoma da Madeira, situado das Arcadas de São Francisco, no Funchal, onde fomos acolhidos de forma singular pela administração e seus colaboradores

O ato foi presidido pelo Senhor Diretor Geral dos Assuntos Consulares e Migrações do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional de Cabo Verde, Dr. António Ramos, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Pedro Calado, o Vice-Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, Dr. Sérgio Gonçalves, e o Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, Dr. Rui Abreu.

O aprofundamento das relações entre os dois arquipélagos, a proximidade com a comunidade cabo-verdiana residente e a colaboração na expansão das ligações aéreas e marítimas, são os principais pilares nesta fase da minha ação consular.

Os territórios insulares são, por definição, locais de chegada e partida. Conservam entre si o património comum da distância, da imensidão, de um certo isolamento. Os filhos das ilhas são muito parecidos entre si... cultivam um certo feitio introspecto, acanhado em certa medida, mas capaz das maiores manifestações de júbilo e da maior hospitalidade. São assim, também, os arquipélagos da Madeira e Cabo Verde. Une-nos a Insularidade, bem como a lusofonia. Reservamos na nossa pronúncia uma musicalidade açucarada que exalta a miscigenação das nossas gentes.

Foi com uma profunda alegria e orgulho que celebramos este momento na Fortaleza de S. Tiago, celebração essa, integrada no magnífico evento Mesclarte, que decorreu entre os dias 28, 28 e 30, promovido pela Associação da Cultura e Indústrias Criativas do Atlântico, presidida pelo mentor de várias e importantes manifestações culturais na região, Sérgio Nóbrega, a quem aproveito para deixar os meus sinceros agradecimentos.

Dou assim continuidade a esta função, oficialmente iniciada em Abril do corrente ano, assumindo esta responsabilidade com humildade, ciente do significado que este elo representa para a intensificação das relações entre os nossos amados arquipélagos.

Não posso deixar de destacar a importância das parcerias estabelecidas no âmbito do projeto MAC 2127 Interreg. É com entusiasmo que vejo estes projetos se tornarem pilares essenciais para o desenvolvimento conjunto de Cabo Verde e da Madeira. Estas colaborações não são apenas projetos; são laços que unem comunidades, promovem a partilha de conhecimentos e impulsionam o progresso económico e social. Tive o prazer de estar presente na FIC’23, e maior prazer na presença de várias empresas madeirenses, na sequência do convite por mim apresentado à Secretaria Regional da Economia, Mar e Pescas da RAM. E são ações como esta que me deixam de coração cheio. Esta ligação sincera e apaixonada reflete-se não apenas nas minhas ações como Cônsul, mas também na dedicação à promoção da cultura e na construção de pontes entre as nossas comunidades.

Faço assim votos para que a sede consular de Cabo Verde na Região Autónoma da Madeira seja o berço onde nascerão outras e importantes ações para ambos os arquipélagos, bem como para a promoção e desenvolvimento da Macaronésia, espaço este que olho com grande potencial social, económico e cultural, sendo assim a incubadora de uma, cada vez mais estreita e frutífera relação, entre estes dois arquipélagos irmãos.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Como avalia o desempenho de António Nunes à frente da Proteção Civil da Madeira?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas