Teve início, esta segunda-feira (19 de junho), a 1.ª Fase do Calendário de Exames Nacionais do Ensino Secundário de 2023, que se prolongará até ao próximo dia 3 de julho, envolvendo alunos dos 11.º e 12.º anos de escolaridade.
Segundo nota da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, esta manhã foram realizados os Exames Finais Nacionais de Português, de Português Língua Segunda e de Português Língua Não Materna, do 12.º ano de escolaridade. Os Exames Finais Nacionais de Mandarim e de Italiano, agendados para a tarde desta segunda-feira, não têm alunos inscritos.
O Exame Final Nacional de Português realizou-se em 15 estabelecimentos de ensino, por 1032 dos 1228 alunos inscritos, o equivalente a uma participação de 84%.
O Exame Final Nacional de Português Língua Não Materna realizou-se numa escola pelo único aluno inscrito.
O Exame Final de Português Língua Segunda efetuou-se também numa escola pelo único aluno inscrito.
Relativamente às Provas Finais Nacionais de Ciclo (1.ª fase), realizaram-se hoje as de Português Língua Não Materna A2 e a de Português Língua Não Materna B1, do 9.º ano de escolaridade.
A Prova Final Nacional de Português Língua Não Materna A2, realizou-se em 12 estabelecimentos de ensino pelos 32 alunos inscritos.
A Prova Final Nacional de Português Língua Não Materna B1, efetuou-se em nove escolas pelos 16 alunos inscritos.
O processo decorreu de forma tranquila.
Paula Abreu