O Governo Regional da Madeira, através do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, realiza hoje, 19 de dezembro, as transferências às Associações Humanitárias de Bombeiros da RAM (AHBV), as quais vão permitir aumentar os salários dos bombeiros com retroativos a janeiro de 2024.
“Assinala-se hoje um dia histórico para os Bombeiros da RAM, com o início dos pagamentos no âmbito do novo modelo de financiamento, que reflete o compromisso do Governo Regional na valorização e reconhecimento dos Bombeiros da RAM”, pode ler-se em nota de imprensa da Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil.
“Recorde-se que foram assinados, no dia 10 de dezembro, os aditamentos aos Contratos Programa com as AHBV, os quais “vão permitir valorizar e dignificar os Bombeiros da RAM.
O investimento para o ano 2024 é de 5,8 milhões de euros, sendo 4 milhões através do Governo Regional e 1,8 milhões através dos Municípios.
Refira-se que o novo modelo de financiamento às AHBV preconiza para 2025 um reforço de 7,2 milhões (cerca de 5 milhões através do Governo e 2,2 milhões de euros através dos Municípios) e para 2026 um reforço de 8,3 milhões (5,7 milhões através do Governo e cerca de 2,6 milhões através dos Municípios), valores pendentes da aprovação dos orçamentos para 2025 e 2026”, dá conta a tutela.