As instalações do Consulado de Cabo Verde, junto às arcadas de São Francisco, na Rua da Carreira, foram inauguradas esta tarde, com a presença de diversas entidades regionais, do diretor geral dos Assuntos Consulares e Migrações de Cabo Verde, António Ramos, e da consul honorária, Susana Gramilho.
Em declarações ao JM, o conselheiro António Rosário Ramos disse que Cabo Verde quer “elevar o patamar de relacionamento com a Madeira”, no plano político, em estreita colaboração com as autoridades regionais, e no plano económico.
“Damos importância à elevação das relações económicas. A cônsul honorária, Susana Gramilho, terá esse trabalho de abrir caminhos, para essa troca comercial e de investimento”, sublinhou referindo o facto de haver muitos pontos comuns entre os dois arquipélagos da Macaronésia.
Presente na cerimónia inaugural, em representação do embaixador cabo-verdiano em Portugal, o diretor geral não soube precisar o número de conterrâneos que residem na Região, mas adiantou que esse mapeamento está a ser feito e que toda a assistência será prestada a partir de agora no novo espaço físico, que considera de grande importância.
Pedro Ramos, secretário regional da Saúde e da Proteção Civil, marcou presença em representação de Miguel Albuquerque, e Sérgio Gonçalves representou a Assembleia Legislativa da Madeira na qualidade de vice-presidente. Rui Abreu, diretor regional das Comunidades Madeirenses e Cooperação Externa, e Pedro Calado, presidente da Câmara Municipal do Funchal, também estiveram na cerimónia.