A Câmara Municipal de Machico congratulou o Cardeal D. José Tolentino de Mendonça, pela atribuição do Prémio Pessoa 2023, galardão atribuído anualmente a uma personalidade que “tiver sido protagonista de uma intervenção particularmente relevante e inovadora na vida artística, literária ou científica do país”.
O anúncio desta 37.ª edição do Prémio Pessoa foi feito esta quinta-feira, no Palácio de Seteais, em Sintra, por Francisco Pinto Balsemão, que preside ao júri composto por Paulo Macedo (Vice-Presidente), Ana Pinho, António Barreto (cronista do PÚBLICO), Clara Ferreira Alves, Diogo Lucena, Emílio Rui Vilar, José Luís Porfírio, Maria Manuel Mota, Pedro Norton, Rui Magalhães Baião, Rui Vieira Nery e Viriato Soromenho-Marques.
O Presidente da Câmara Municipal de Machico, Ricardo Franco, fez questão de enviar uma mensagem ao ilustre machiquense a congratulá-lo por mais esta distinção, que tanto nos honra: «Caro Cardeal e Amigo Tolentino, é com enorme alegria e regozijo que o congratulo pelo agraciamento do prestigiado Prémio Pessoa 2023, distinção que orgulha Machico e os machiquenses. Bem-haja e muitos parabéns. Grande abraço! Ricardo Franco».