O Departamento do Ambiente, através da Unidade de Sensibilização Ambiental, pôs em marcha uma campanha de sensibilização ambiental itinerante, denominada "O Futuro começa aqui!", num trabalho conjunto com a Companhia de Teatro Bolo do Caco.
Conforme esclarece uma nota enviada à redação, esta campanha tem como o objetivo "chegar aos munícipes e a quem nos visita de forma lúdica, pedagógica e dinâmica através da teatralização de um grupo de personagens visualmente apelativos e bem-humorados que impulsionam e sensibilizam para as boas práticas ambientais: água, causa animal, alterações climáticas, espaços verdes e resíduos".
No total, serão oito ações ao longo do ano de 2023, tendo-se iniciado em março com o tema "Água".
Ontem, dia 26 de abril, foi abordado o tema "Alterações Climáticas" e as politicas que a Câmara Municipal do Funchal tem definido para a sua adaptação e mitigação.
Dezenas de participantes aceitaram o desafio lançado por "dois cientistas malucos" respondendo a algumas questões sobre o uso eficiente dos recursos com enfoque na redução dos gases com efeito de estufa (GEE) na atmosfera tais como preservar as nossas florestas, fomentar comportamentos mais sustentáveis e ecológicos e implementar uma politica pública que incremente este tipo de boas práticas.
Entre risos e dilemas muitos foram os que participaram nesta atividade que animou as ruas do Funchal durante a hora do almoço. Entre miúdos e graúdos verificou-se haver mais cidadãos conscientes, tendo o balanço sido positivo.
A terceira de oito ações de sensibilização está prevista para o mês de junho, com o tema "Ambiente".
Redação