MADEIRA Meteorologia

Delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa faz hoje 152 anos

JM-Madeira

JM-Madeira

Data de publicação
09 Novembro 2022
20:06

A 5.ª delegação da então designada Comissão Portuguesa de Socorros a Feridos e Doentes Militares em tempo de Guerra, foi instalada no país, no dia 9 de novembro do ano de 1870 e faz 152 anos. Hoje é a delegação da Madeira da Cruz Vermelha Portuguesa, um agente de proteção civil da RAM liderada pelo Tenente-Coronel Rui Nunes.

Foi uma proposta apresentada em 1911 pelos seus fundadores Eliseu de Sousa Drumond, José Sotero e Silva, António Agostinho Câmara e Manuel Passos de Freitas, à Câmara Municipal do Funchal (CMF) para um posto de pronto-socorro ao serviço da população, que em novembro de 1914 é oficialmente instalada a delegação da CVP na Madeira.

A Coluna de Socorro Henri Dunant foi criada em 19 de dezembro de 1978, é das áreas mais visíveis da instituição na RAM, é constituída por voluntários habilitados para o socorro pré-hospitalar e tem um piquete diário de emergência composto por duas equipas de ambulância, com tripulação altamente especializada.

Mas a CVP-Madeira é muito mais que a área de emergência e, em 1989, entra a área da educação, inaugurando o 'infantário Colibri', depois, foi ampliado em 1993 com o infantário Donamina, que acabou por substituir o Colibri. Seguem-se o Complexo Dona Olga de Brito, na antiga Escola da Achada, constituído por um infantário, uma escola básica e um lar para idosos.

A instituição realiza a recolha de alimentos e faz a distribuição dos produtos para as famílias carenciadas madeirenses. tem um voluntariado de apoio geral (VAG) e desenvolve uma vasta atuação na área social, juntamente com as instituições privadas e públicas regionais.

Tem trabalhos na área do apoio social em hospitais, centros de saúde e lares, além da recolha de donativos da população.

Atualmente, conta com mais de 120 voluntários só na área de emergência pré-hospitalar.

Tem toda a sua história na RAM e no Mundo estampada nos sete princípios fundamentais. A "Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade e Universalidade", fazem da Cruz Vermelha a maior organização humanitária do mundo, com representação em 190 países.

Paulo Graça

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas