Neste início de ano, a Direção Regional da Saúde (DRS) propos-se a acompanhar a população no caminho da adoção de comportamentos de procura de saúde e bem-estar, essenciais para a qualidade de vida.
Para tal, e finalizando a campanha “Natal é Semear é Felicidade”, a DRS assinalou dez oportunidades e desafios para a promoção da saúde e bem-estar, que cada pessoa pode adotar e incentivar em 2024.
Ora, leia abaixo quais são tais oportunidades e desafios:
REFLEXÃO - Inicie o ano refletindo sobre as áreas mais importantes para si. Avalie como se sente em relação à sua vida pessoal (saúde e desenvolvimento pessoal), profissional (realização), relacional e qualidade de vida.
METAS - Estabeleça metas e objetivos realistas para as áreas que pretende modificar ou melhorar. Comprometa-se com ações que lhe permitam realizar esses propósitos.
VALORIZAÇÃO E FOCO – Valorize-se e reserve tempo para si, pratique atividades agradáveis e relaxantes que lhe permitam focar-se e lidar melhor com os desafios da vida.
ALIMENTAÇÃO E CONSUMOS – Mantenha hábitos alimentares saudáveis e evite o consumo de álcool, tabaco ou outras substâncias psicoativas, que são nocivas para si e para os outros.
SONO E REPOUSO - Adote rotinas de sono e repouso adequadas à sua idade e necessidades, de forma a conseguir responder eficazmente às exigências da vida.
ATIVIDADE FÍSICA - Pratique atividade física regular e saiba que todo o movimento conta. É um fator chave de proteção para o seu corpo e mente. Beneficia a saúde mental, contribui para manter o peso saudável e o bem-estar geral.
TECNOLOGIA – Faça uma utilização saudável e adequada da tecnologia e internet. Equilibre o seu tempo online com a vida real.
VALORES - Pratique a gratidão, a solidariedade e o perdão, são valores que contribuem para a sua saúde psicológica.
RELAÇÕES - Esteja atento aos outros e procure ajudar quem precisa ou quem esteja em sofrimento. Por vezes, uma palavra de atenção pode ser suficiente para melhorar a vida de alguém.
EMOÇÕES - Evite isolar-se, e se sentir que o seu bem-estar psicológico está em risco fale com um familiar, um amigo, ou um profissional de saúde sobre as suas emoções e preocupações. Este pode ser um primeiro passo para encontrar uma solução ou lidar melhor com os acontecimentos adversos.