Segundo o mais recente ponto de situação do Serviço Regional de Proteção Civil, o incêndio iniciado mantem dois teatros de operações localizados na Serra de Água (Encumeada e Paul da Serra) e no Curral das Freiras.
No total, 102 operacionais, 16 veículos e o meio aéreo estão envolvidos nas operações, incluindo elementos da Força Especial de Proteção Civil, com o apoio contínuo do Comando Regional de Operações de Socorro (CROS), do Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), da GNR e da PSP.
Na Serra de Água, mantém-se os quatro focos de incêndio, embora de menor intensidade. Um dos quais localizado no Paul da Serra está a evoluir para a zona da lombada, Ponta do Sol.
O Serviço refere que, no Curral das Freiras, a situação “permanece preocupante” na Fajã dos Cardos, onde o incêndio no Caldeirão do Urzal continua ativo, com progressão ascendente e favorecido pelo vento, aumentando o risco de propagação.
O SRPC, IP-RAM continua a monitorizar atentamente a evolução dos incêndios e apela à população para evitar deslocações às áreas afetadas, assegurando assim uma operação de combate mais eficaz e segura para as equipas no terreno.