O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, esteve presente esta manhã, na Demonstração de Capacidades do "Exercício Zarco22", no Porto Santo.
José Manuel Rodrigues enaltece o "magnífico exemplo do que as Forças Armadas, podem fazer em tempo de paz, sobretudo na ajuda à população civil em diversas áreas".
Elogiou a cooperação dos três ramos das Forças Armadas, com outras forças de defesa e de segurança e os serviços de proteção civil, que se encontram cada vez mais capacitados e com melhores meios de socorrer em situações de emergência.
O Presidente do Parlamento madeirense, ficou impressionado com "a novidade e evolução tecnológica dos drones e em como esses aparelhos podem ajudar em situações de acidente ou catástrofe", afirmou.
A apresentação da demonstração do incidente Queda de Homem na falésia, deu-se, no Miradouro da Fonte Velha, o Incidente de poluição e embarcação em perigo no Cais do Barqueiro, passando pela busca e salvamento de um Homem no mar. A ajuda canina é essencial, e também estiveram presentes nestas demonstrações. São treinados para agir na deteção de drogas e no controle de indivíduos em situações de violência.
Zarco22 teve por finalidade testar os planos de segurança, exemplificar o reforço e o apoio à proteção civil e às demais forças de segurança, numa nova capacidade das Forças Armadas, os sistemas aéreos não tripulados.
A utilização de um sistema destes, contribui para a resposta mais rápida e eficaz em situações de emergência e catástrofe. Nestes exercícios foram ainda empenhadas 20 viaturas, seis veículos aéreos não tripulados e 6 aeronaves da força aérea.
O Exercício Zarco22 envolveu 260 militares no Porto Santo e pretendeu exercitar a capacidade de emprego dos drones.
As Grandes Forças, puderam treinar em diferentes cenários, incidentes possíveis com a integração de técnicas, meios, equipamentos e pessoal, desde a busca e salvamento de pessoas desaparecidas no mar ou em terra, ao acionamento dos meios disponíveis para prestar auxílio à população em situações de catástrofe e acidentes naturais na Região.
Daniel Faria