MADEIRA Meteorologia

Legislativas: Miguel Albuquerque afirma que escolha é entre linha de rumo ou histeria mediática

Data de publicação
26 Março 2025
22:22

O presidente do PSD-Madeira defendeu hoje que a decisão dos portugueses nas próximas eleições legislativas será entre uma linha de rumo de estabilidade com um primeiro-ministro e uma agenda de maledicência e de histeria mediática.

Miguel Albuquerque, líder do PSD/Madeira, falava à entrada da reunião do Conselho Nacional do PSD, em Lisboa, que vai aprovar as listas de candidatos a deputados do partido às eleições legislativas antecipadas de 18 de maio e a designação de Luís Montenegro como candidato a primeiro-ministro.

Perante os jornalistas, Miguel Albuquerque, que preside ao Conselho Nacional dos sociais-democratas, defendeu que nas próximas eleições os portugueses “vão votar num candidato a primeiro-ministro e numa linha de rumo para Portugal”.

“Os portugueses vão decidir se querem continuar nesta linha de rumo de crescimento económico, com excedente nas contas públicas, diminuição do desemprego, ou se querem a alternativa com uma agenda de maledicência que não interessa a ninguém”, sustentou.

Miguel Albuquerque manifestou-se confiante que os eleitores, tal como nas recentes eleições regionais na Madeira, “querem estabilidade, querem um Governo que governe para quatro anos e querem ter a possibilidade de avaliar esse Governo ao fim de quatro anos”.

“Os portugueses estão fartos desta redoma muito inerente a alguns partidos políticos de estarem a discutir questões que não têm nada a ver com a vida das pessoas. As pessoas têm as suas vidas, têm as suas empresas, têm o seu trabalho, têm os agentes económicos, querem paz, estabilidade e previsibilidade”, advogou.

Neste contexto, criticou “a agenda de histeria mediática das redes sociais, a maledicência, que não leva a nada e que só serve aos populismos”.

Miguel Albuquerque, depois de procurar assegurar que ele e Luís Montenegro são “solidários” do ponto de vista político, foi ainda um pouco mais longe em defesa da sua tese.

“A Europa vive neste momento talvez a maior mudança e o maior desafio desde a II Guerra Mundial, e nós estamos aqui a discutir questões lana-caprina, empresas - isso não interessa nada. Na minha campanha na Madeira defendi exatamente isso que estou a dizer: Solução de Governo, estabilidade, previsibilidade e segurança para as pessoas. Eles [oposição] andaram a dizer mal de mim, mas já estou habituado há 30 anos, portanto não me afeta”, acrescentou.

Onze ministros do atual Governo vão ser cabeças de lista pelo PSD às legislativas antecipadas de 18 de maio, além do chefe do executivo, Luís Montenegro, que vai ser o número um pelo círculo de Aveiro.

O atual presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, voltará a encabeçar a lista do PSD do círculo de Viana do Castelo, tal como nas legislativas de 2024.

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, será número um pelo Porto, e o das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, por Lisboa.

Já a ministra da Saúde, Ana Paula Martins, vai encabeçar a lista de Vila Real; o da Educação, Fernando Alexandre, a de Santarém; o da Economia, Pedro Reis, a de Castelo Branco; o da Agricultura, José Manuel Fernandes, a da Europa, e a do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, a de Faro.

A ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, será cabeça de lista por Leiria e o ministro da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, por Portalegre.

Em 2024, apenas três dos cabeças de lista transitaram para ministros, mantendo dois essa posição na proposta de candidatos a deputados para 18 de maio: Rita Júdice, ministra da Justiça, por Coimbra, e António Leitão Amaro, ministro da Presidência, por Viseu.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que acha do acordo estabelecido entre PSD e CDS que assegura maioria parlamentar?

Enviar Resultados
RJM PODCASTS

Mais Lidas

20:00

Duas continuidades, cinco saídas e seis entradas.

Miguel Albuquerque efetuou uma profunda reformulação no Governo Regional que vai iniciar esta próxima...

16:49

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, recebeu uma camisola autografada por Cristiano Ronaldo, entregue pessoalmente pela mãe do jogador,...

11:27

Devido à forte ondulação, o muro da estação elevatória dos Reis Magos, no Caniço, ruiu, deixando, atrás de si, um rasto de destruição.

A área já está vedada...

17:26

O ferry ‘Lobo Marinho’ que faz a ligação marítima de passageiros e mercadorias entre o Funchal e Porto Santo viu-se, na viagem realizada este sábado, em...

9:33

Desde a meia-noite deste sábado, o vento tem soprado com intensidade em várias zonas do arquipélago da Madeira, com rajadas que atingiram os 110 km/h no...

9:23

Uma árvore tombou sobre uma viatura este sábado na zona do Papagaio Verde, no Funchal. O incidente ocorreu num dia em que vigora um aviso amarelo para...

20:11

Conheça quem vai liderar as diferentes áreas....

• PUB
16:58

O líder do partido mais votado foi convidado pelo representante da República para a Região a formar Governo e já trouxe a composição do XVI Governo que...

20:24

Paulo Pereira, presidente da TáxisRAM, revelou ao JM que o acordo está alinhavado, faltam apenas as assinaturas dos responsáveis.

Os sócios da TáxisRAM...

11:22

Tem sido uma manhã atribulada no Aeroporto da Madeira, devido às condições atmosféricas que não têm facilitado a vida ao tráfego aéreo.

Desde o início da...

Últimas

7:00

A vitória do Marítimo fora de casa, por 1-0, faz a manchete da capa JM Desporto. Foi um triunfo seguro e justo, destaca o JM, assinalando que os verde-rubros...

6:59

A utilização de serviços TVDE está em franco crescimento na Madeira, conforme dá conta o JM, em manchete.

No final de 2021, havia apenas uma plataforma...

23:56

O Ministério Público (MP) acusou um homem de obter e divulgar na internet vídeos de teor sexual com crianças entre 2023 e 2024, totalizando 2.869 crimes,...

23:50

A Ucrânia acusou hoje o exército russo de ter atingido um hospital militar em Kharkiv, nordeste do país, danificando o edifício e causando vítimas entre...

22:35

Vânia Jesus, em número dois, é a surpresa na lista da coligação PSD/CDS para as eleições à Assembleia da República, em 18 de maio, hoje divulgada.

Entra...

22:01

Milhares de pessoas manifestaram-se hoje em Telavive para exigir que o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, chegue a um acordo com o Hamas...

21:40

Lina Pereira, presidente do JPP, defende que “é tempo de deixar governar”, mas não deixa de questionar algumas escolhas feitas por Miguel Albuquerque para...

• PUB
21:03

Pedro Coelho lidera a lista da coligação PSD/CDS às eleições para a Assembleia da República, que vão decorrer a 18 de maio próximo.

Seguem-se Vânia Jesus...

20:03

O Governo de Unidade Nacional de Myanmar, que reivindica a legitimidade democrática no país, anunciou hoje uma trégua de duas semanas nas zonas afetadas...

20:02

O Sporting venceu o Estrela da Amadora na Reboleira, por 3-0 e somou 65 pontos no topo da tabela, mais três que o Benfica, que está no segundo posto.