O Livre Madeira, em comunicado enviado à redação, demonstra repúdio pelo projeto do teleférico entre o Curral das Freiras e a Boca da Corrida.
“É com profunda preocupação e veemente repúdio que recebemos a notícia do avanço da obra do teleférico entre o Curral das Freiras e a Boca da Corrida. Trata-se de uma intervenção que representa uma ameaça séria à integridade ambiental, geológica e paisagística da Madeira, comprometendo valores que deveriam ser inegociáveis. Este projeto, inicialmente orçado em 31 milhões de euros (fevereiro de 2022), já ultrapassa os 49 milhões (abril de 2025) — uma escalada de custos inaceitável, sobretudo quando não foram cumpridas obrigações fundamentais de avaliação e proteção ambiental”, diz o partido, acrescentando que a obra irá agravar a erosão.
“É legítimo perguntar: quem se responsabilizará pelas consequências futuras destes impactos? No plano ecológico, os riscos são igualmente alarmantes. A obra coloca em causa a sobrevivência da freira-da-madeira, uma das aves marinhas mais raras e ameaçadas do mundo. Trata-se de uma espécie vulnerável, protegida, cujo habitat está restrito e não tolera perturbações”, acrescentam, invocando outros aspetos como a ausência de uma avaliação adequada, entre outros.