A Câmara Municipal do Funchal (CMF), através do Serviço Municipal de Proteção Civil, informa que o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil do Funchal (PMEPCF), foi revisto e encontra-se em vigor desde o dia 7 de março de 2025.
“Este documento é essencial para garantir uma resposta organizada e eficaz em situações de emergência, assegurando a proteção das pessoas, dos bens e do ambiente”, refere a autarquia, em comunicado.
Refira-se que os planos de emergência de proteção civil definem as orientações para a atuação dos vários organismos e serviços envolvidos em operações de proteção civil. A sua ativação permite a mobilização rápida dos recursos necessários, promovendo a eficácia e eficiência na resposta a acidentes graves ou catástrofes. Além disso, têm como objetivo a recuperação a curto prazo das áreas afetadas, minimizando impactos negativos.
“A participação e conhecimento da população são fundamentais para o sucesso deste plano. Assim, é essencial que todos os cidadãos se informem sobre as medidas previstas e as ações a adotar em caso de emergência. O plano inclui informações sobre os meios de aviso à população, as instruções a seguir e os procedimentos de evacuação, caso necessário”, alerta a CMF.
“A segurança de todos depende de uma preparação adequada e da colaboração entre autoridades e comunidade. Reforçamos a importância de cada munícipe conhecer o PMEPCF e seguir as recomendações das entidades competentes”, remata.
Para mais informações, consulte os canais oficiais do Município: https://www.funchal.pt/wp-content/uploads/2025/03/PMEPCF_2025_Acesso_Publico.pdf