Acelerar a transição digital das organizações da Região é o objetivo do projeto Smart Islands Hub (SIH), cujo consórcio é liderado pela Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação (ARDITI).
O SIH é um polo de inovação digital (DIH) que pretende contribuir para a aceleração da transição digital e verde da Região, enquadrado com os programas Europa Digital e Portugal Digital, através da oferta de diversos serviços. A candidatura ao financiamento, apresentada à Rede Nacional de Polos de Inovação Digital, foi também reconhecida a nível europeu com o selo de excelência.
O projeto conta com 4,483 milhões de euros para investimento, sendo 75% financiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) português. O orçamento da ARDITI para o SIH está calculado em 1,648 milhões de euros.
Entre outros objetivos, o Smart Island Hub, que se prevê terminar a primeira fase em setembro de 2025, pretende desenvolver competências para tirar o máximo partido das inovações digitais, dar apoio para as empresas encontrarem financiamento que permita dar seguimento e levar para a próxima fase os resultados da experimentação, desenvolver o ecossistema e estabelecer redes de contactos e implementar programas de aceleração e incubação de ideias.
A ARDITI tem como parceiros a Universidade da Madeira, Startup Madeira, ACIF-CCIM, FCT NOVA, Uninova, Smart Energy Lab e CECOLAB.