Três rotas arqueológicas subaquáticas - Bom Rei, Prompt e SS Newton - passam agora a estar disponíveis para os amantes do mergulho arqueológico e criativo na Região Autónoma da Madeira.
A exposição pública destas rotas, criadas no âmbito do projeto Margullar2, foi inaugurada esta terça-feira, de manhã, numa sessão que decorreu no Forum Machico.
A ACIF - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, na qualidade promotora da iniciativa, em parceria com a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, fez o enquadramento do projeto, financiado pelo Programa Interreg MAC 2014-2020.
A apresentação do trabalho, do qual resultaram as três rotas, esteve por conta de Alexandre Brazão, diretor do CEAM – Centro de Estudos de Arqueologia Moderna e Contemporânea. Natércia Xavier, diretora regional da Cultura, encerrou a sessão.
Esta iniciativa enquadra-se no projeto MARGULLAR 2 – ‘Rede de Parques Arqueológicos Subaquáticos do Espaço MAC’, que tem como objetivo “contribuir para o fortalecimento da conservação, proteção, promoção e desenvolvimento dos recursos naturais e património cultural associados ao património arqueológico subaquático da região da Macaronésia, através da criação de um novo produto turístico”.
O projeto está assente em três pilares: Reativação dos centros de Arqueologia Marítima para a valorização do Património Histórico Subaquático; Proteção e preservação do património cultural submerso; e Avaliação do Património Histórico subaquático da Macaronésia.