A Iniciativa Liberal -Madeira propõe uma alteração à tabela de IRS na Região Autónoma da Madeira.
"Considerando haver quebra de poder de compra e as oportunidades de aumentos salariais a alguns dos trabalhadores mais pobres serão abaixo dos valores da inflação", a IL-M propõe uma alteração à tabela de IRS na Região Autónoma da Madeira, e que é igual à que a Iniciativa Liberal apresentou na AR aquando do orçamento de 2022.
Conforme explica num comunicado enviado às redações, basicamente a proposta é fundir os cinco primeiros escalões num só. "Equivalente a metade do ordenado de um deputado. A tabela será aplicada até aos 30%, prerrogativa de aplicação regional", apontou a comissão Coordenadora NT Iniciativa Liberal Madeira.
"O quantitativo do rendimento coletável, quando superior a 25076 euros é dividido em duas partes, nos seguintes termos: uma, igual ao limite do maior dos escalões que nele couber, à qual se aplica a taxa da coluna B correspondente a esse escalão; outra, igual ao excedente, a que se aplica a taxa da coluna A respeitante ao escalão imediatamente superior", sustentou.