A EAPN Portugal - Rede Europeia Anti-pobreza está a dinamizar, desde o dia 3 e até ao dia 16, a Semana da Interculturalidade, com um vasto programa pelo país e, em concreto, na Região, envolvendo os diferentes municípios.
Nesta semana, e entre outras iniciativas, a Rede promove uma tertúlia, no dia 13, e um workshop sobre migrações, no dia 14. O primeiro evento, denominado ‘Migrações, direitos Humanos e Cidadania’, realiza-se na quinta-feira, a partir das 14 horas, no Colégio dos Jesuítas e contará, na sessão de abertura, com discursos de Maria José Vicente, da EAPN Portugal, e de Rita Andrade, secretária regional de Inclusão Social e Cidadania. Posteriormente, será apresentada uma infografia sobre as migrações na Região.
A tertúlia propriamente dita vai sentar à mesa Vasco Malta, da Organização Internacional das Migrações, Rui Abreu, diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Ana Cristina Monteiro, da VENECOM - Associação da Comunidade de Imigrantes Venezuelanos na Madeira, e Valentyna Chan, da Associação dos Ucranianos em Portugal. A moderação será feita por Maria José Vicente. A inscrição é gratuita, mas obrigatória, através do link: https://forms.gle/6okzfBJdqKVnBWCR9.
Já no dia 14, terá lugar, também no Colégio dos Jesuítas, o workshop ‘Migrações, etnicidade e racismo’, organizado pelo núcleo regional da EAPN, com Vasco Malta, cefe de Missão da Organização Internacional das Migrações em Portugal. Os objetivos da oficina, que irá decorrer entre as 9h30 e as 17 horas, passam por iscutir conceitos, números e fluxos migratórios em Portugal e no Mundo, identificar perfis e situações que potencializam violações de direitos humanos em contexto de migração, incluindo discriminação racial ou Étnica; conhecer os principais sistemas de proteção dos Direitos Humanos, compreender quais os mecanismos legais de combate à discriminação Étnico-racial e como reportar uma situação de discriminação étnico-racial.
Destina-se a técnicos, voluntários, coordenadores e equipas, diretores técnicos e dirigentes de Organizações de Economia Social e/ou entidades públicas e privadas. As inscrições devem ser feitas através do link https://forms.gle/6fXLJse7DBKfXrZ57.
Paula Abreu