O Eco Rally Madeira 2024, que vai para a estrada nos dias 5 e 6 de outubro, representando a quinta etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias Prio, deverá contar com cerca de 30 carros, segundo adiantou hoje Gonçalo Pereira, presidente da Associação New Wave - Atlantic Automobile Association, responsável pela organização da prova.
Gonçalo Pereira, que falava na apresentação da prova, que decorreu no auditório da Reitoria da Universidade da Madeira, confirmou ainda a presença dos atuais Campeões do Mundo de Eco Rally, os checos Michal Žďárský e Jakub Nabelek, tendo indicado que a prova, “garantidamente, irá ter muitos madeirenses”.
A edição deste ano acarreta uma “maior responsabilidade” para a organização, uma vez que a prova, que é candidata a integrar o Campeonato do Mundo e 2025, tem de continuar a crescer.
“Para o próximo ano, terá que haver 400km, porque é obrigatório ter, pelo menos, 300 km de setores de regularidade”, observou Gonçalo Pereira,
Comparativamente à primeira edição, a prova deste ano compreende 205 km, com cerca de 120 km de secções de regularidade. No passado, a prova desenrolou-se num total 183 km, distribuída por 14 sectores de regularidade de 105 km.
O rali deste ano vai começar e terminar na Calheta, mas vai voltar a passar pelo Funchal e Machico, estando a entrega de prémios programada para ocorrer no Caniçal.