O presidente do Governo Regional preside, amanhã, pelas 12 horas, à cerimónia de assinatura de contratos-programa no âmbito do programa PRINT, que se realiza na sede da Direção Regional da Juventude, à Rua dos Ferreiros.
Na ocasião serão firmados 18 contratos-programa (6 de associações juvenis + 12 de grupos informais de jovens). O valor máximo de apoio é de três mil euros por projeto. No global, são investidos 48.123,90 euros.
Este programa da Direção Regional da Juventude visa a concessão de apoio financeiro para a implementação de projetos de empreendedorismo social, que constituam uma resposta inovadora, sustentável e que sejam potenciadores de uma maior participação juvenil.
Mais especificamente, serão abrangidos projetos que contemplem áreas diversificadas, como a artística, a ambiental, a cultural, a social, a musical, a da saúde e a do desporto para todos. E terão uma abrangência superior a 6.000 jovens, dos diversos concelhos. Os projetos PRINT têm uma duração mínima de 3 meses e máxima de 9 meses
Na ocasião, o líder do executivo também visitará o Centro Hub Juventude, cuja concessão resultou de uma parceria com o Departamento de Arte e Design da Universidade da Madeira, nomeadamente pelos alunos de Curso de Design, 3º ano, com a coordenação da professora Susana Gonzaga, entre 2021 e 2022. Reflete a auscultação dos interesses, necessidades e perspetivas dos jovens, na idealização e desenho de espaços para serem utilizados e partilhados por outros jovens.
“O Hub.Juventude é um espaço facilitador da interação social, de métodos de trabalho e processos específicos, que para além da oferta de zonas de trabalho pessoal e colaborativo, apresenta-se como uma estrutura impulsionadora das relações humanas e da partilha do conhecimento, da valorização da comunicação, na elaboração de projetos inovadores. Para potenciar estas sinergias, o espaço, dispõe de diversas salas, com uma capacidade de 20 pessoas na sala de trabalho colaborativo, 8 na sala de reuniões, 8 na sala fablab, 15 na área de lazer, numa capacidade total de cerca de 50 pessoas. Em termos de equipamentos, o Hub. Juventude está equipado com redes e serviços wireless, 17 portáteis, 10 pc’s, 9 câmaras web, 4 painéis interativos, equipamentos de vídeo e imagem, 1 impressora 3D, 28 auscultadores com microfone, 1 máquina de costura, 1 caixa de ferramentas, entre outros. Representou um investimento de 500 mil euros”, refere o gabinete da presidência, em comunicado.