Decorreu esta manhã a assinatura de um protocolo de cooperação entre o Governo Regional e o Banco Português de Fomento (BPF), que tem por objetivo a redução do impacto da atual conjuntura económica externa e dos constrangimentos no acesso a produtos e serviços do mercado financeiro que recaem sobre as empresas regionais.
Conforme explicado por ocasião da cerimónia, que decorreu no Salão Nobre do Governo Regional, este protocolo de cooperação visa a concertação de esforços e a integração de contributos de ambas as partes, com vista a permitir a disponibilização do Banco Português de Fomento de instrumentos financeiros acessíveis a empresas sedeadas da Região, em condições adequadas, que lhes permitam colmatar a dificuldade no acesso aos mecanismos tradicionais de crédito. Isto traduz-se numa resposta "efetiva e concreta" às restrições de tesouraria, de capitalização e de investimento que enfrentam as empresas regionais.
Assim, o BPF compromete-se a propor a representação do Executivo madeirense no Conselho Consultivo do Banco Português de Fomento através de pelo menos um representante, assegurando desta forma que a Região é auscultada na definição das caraterísticas dos seus instrumentos financeiros, nas suas linhas de crédito e em outras operações, de modo a que sejam sempre consideradas as especificidades do tecido económico empresarial.
Vai garantir também a opção de participação da Região na definição das soluções financeiras que venham a ser desenvolvidas e criadas pelo BPF especificamente para as empresas da RAM, com vista a "financiar operações e instrumentos financeiros através do banco em benefício das empresas sedeadas na Região".
O BPF pode ainda lançar linhas de crédito, assim como outras operações destinadas às empresas regionais, utilizando para o efeito recursos específicos colocados à disposição do banco, e aos quais as empresas se poderão candidatar "em condições de igualdade com os restantes candidatos empresariais nacionais".
Entre as mais valias está também o compromisso do BPF de divulgar junto de potenciais investidores os projetos de investimento propostos para financiamento por parte dos empresários regionais, "diversificando e melhorando os instrumentos financeiros de apoio ao tecido empresarial da Região, potenciando a concretização de negócios e alavancagem das empresas da Região".
As ações organizadas neste âmbito serão, naturalmente, divulgadas pelo Governo Regional.
Catarina Gouveia