MADEIRA Meteorologia

Rússia e Coreia do Norte proclamam aliança contra hegemonia dos Estados Unidos

Data de publicação
19 Junho 2024
16:21

A Rússia e a Coreia do Norte comprometeram-se hoje a combater em conjunto a hegemonia dos Estados Unidos, depois de terem assinado um tratado que prevê a assistência mútua em caso de agressão.

“Hoje, lutamos juntos contra as práticas hegemónicas e neocoloniais dos Estados Unidos e dos seus satélites”, proclamou o Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma gala organizada por ocasião da sua visita a Pyongyang.

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, disse que o tratado assinado com Putin garantirá a paz na região, noticiaram os meios de comunicação social russos, citados pela agência francesa AFP.

“O Tratado de Parceria Estratégica Global (...) garantirá de forma fiável a aliança entre a Coreia do Norte e a Rússia durante um século e contribuirá plenamente para manter a paz e a estabilidade na região”, afirmou.

Poucas horas antes, os dois líderes hostilizados pelo Ocidente assinaram um tratado de parceria estratégica, com Putin a indicar claramente que estava a formar uma aliança contra os Estados Unidos.

Os pormenores não foram divulgados de imediato, mas o tratado poderá marcar a ligação mais forte entre Moscovo e Pyongyang desde o fim da Guerra Fria, segundo a agência norte-americana AP.

Putin e Kim descreveram o acordo como uma importante atualização das relações entre os dois países, que abrangem a segurança, o comércio, o investimento e os laços culturais e humanitários.

A cimeira entre Kim e Putin realizou-se num momento de preocupação no Ocidente com o fornecimento por Pyongyang de munições a Moscovo para a guerra contra a Ucrânia.

O Departamento de Estado norte-americano disse na terça-feira que a Coreia do Norte transferiu ilegalmente, nos últimos meses, “dezenas de mísseis balísticos e mais de 11.000 contentores de munições para ajudar o esforço de guerra da Rússia”.

Putin, que visitou a Coreia do Norte pela primeira vez em 24 anos, agradeceu a Kim o apoio na questão da Ucrânia, descrevendo-o como uma “posição equilibrada”.

“Estamos gratos aos dirigentes e ao povo da República Popular Democrática da Coreia pela situação na Ucrânia”, afirmou o líder russo, usando o nome oficial da Coreia do Norte.

Em troca do apoio norte-coreano, Moscovo presta assistência económica e tecnológica a Pyongyang que o Ocidente receia que possa aumentar a ameaça representada pelo programa de armas nucleares e mísseis de Kim Jong-un.

Moscovo e Pyongyang são aliados desde o fim da Guerra da Coreia (1950-1953), mas tornaram-se mais próximos desde a operação militar russa lançada na Ucrânia em fevereiro de 2022.

Depois da Coreia do Norte, Putin vai visitar o Vietname, onde deverá chegar ainda hoje, outro aliado da Rússia desde a era soviética.

De acordo com a imprensa estatal vietnamita, Putin será recebido na quinta-feira no Palácio Presidencial pelas principais autoridades do país, incluindo o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong.

O Presidente vietnamita, To Lam, afirmou numa reunião na segunda-feira com o embaixador russo Gennady Bezdetko que a visita de Putin é um “marco importante”.

Disse também que o Vietname considera a Rússia como uma das prioridades da política externa do país do Sudeste Asiático, segundo o jornal vietnamita Tuoi Tre, citado pela agência espanhola EFE.

Putin fez uma visita de Estado ao Vietname pela última vez em 2013, embora tenha estado no país em 2017 para a cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico, realizada na cidade costeira de Danang.

OPINIÃO EM DESTAQUE
Farmacêutico Especialista
26/06/2024 08:00

Numa Europa envelhecida, com uma estrutura etária de decréscimo populacional, plasmada numa pirâmide etária, que no passado se designava por tampa de caixão,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com o investimento de 14 milhões de euros num navio de investigação?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas