As Forças Armadas de Taiwan acusaram hoje a China de intimidação, apontando o destacamento de 63 aviões e quatro navios do Exército chinês ao largo da costa da ilha.
Às 17:00 (hora local, 09:00 em Lisboa) as Forças Armadas detetaram a presença de aeronaves e navios do Exército Popular de Libertação da China nos espaços aéreos e marítimos próximos da ilha", afirmaram as forças de segurança em comunicado.
Taipé diz que 31 destes aviões atravessaram a chamada "linha intermédia" do estreito de Taiwan, que enviou uma patrulha e emitiu vários alertas de rádio.
As autoridades de Taiwan avançaram para a implantação de sistemas de defesa aérea face ao aumento da tensão com a China e ao receio de agressão militar.
A China reivindica a soberania sobre a ilha, desde que os nacionalistas do Kuomintang ali se refugiaram em 1949, após perderem a guerra civil contra os comunistas, ameaça anexá-la à força, e tem procurado isolar Taipé diplomaticamente, exigindo que os governos com os quais mantém relações formais respeitem o princípio ‘Uma só China’.
Lusa