A Polícia Judiciária (PJ) encontrou a jovem de 15 anos, que desapareceu há um mês e meio da instituição Madre Matilde, na Póvoa de Varzim, após ter denunciado o padrasto por abusos sexuais.
Na sequência disso, o padrasto e a mãe foram detidos, segundo avança a CNN Portugal.
Num comunicado, enviado esta quinta-feira às redações, a PJ confirmou e revelou que localizou e deteve em flagrante delito, em Vila Nova de Famalicão, dois suspeitos fortemente indiciados pela prática do crime de sequestro agravado.
"Os factos remontam a finais de setembro de 2022, quando os arguidos induziram uma menor, filha de um deles, a fugir de uma instituição onde se encontrava acolhida, por decisão judicial, em Vila do Conde, tendo-a mantido a partir dessa data privada da sua liberdade de locomoção, sem poder sair, ir à escola ou conviver com outras pessoas", acrescentou a PJ.
Durante o período em que a jovem esteve desaparecida, os detidos "desdobraram-se no envio de e-mails para as mais diversas entidades e entrevistas à comunicação social alegando sempre desconhecer o seu paradeiro".
O padrasto, de 43 anos, e mãe, de 31, vão ser presentes à autoridade judiciária competente para aplicação das medidas de coação. Já a menor foi entregue à Instituição onde se encontrava institucionalizada.