MADEIRA Meteorologia

Artigo de Opinião

22/12/2021 08:00

Uma estória que desperta o interesse aos petrolheads? Claro.

Sendo preparados e adequados a cada tipo de Rali que se propunham realizar. Como também, ao longo dos anos finais da década de 70 e início de 80, foram sendo melhorados pelos mesmos técnicos ligados ao projecto - em 1978 o mesmo motor debitava 230 cv - e, que pretendia, dentro do grupo Fiat, manter a invencibilidade no Mundial de Ralis com o novo 131 Abarth Rally. Vence a primeira prova do mundial, o rali dos 1000 lagos com o histórica duplas Markku Alen - Ilkka Kivimaki, a 26 de agosto, a mesma equipa ganha em 1977 e 1978 o nosso Rali de Portugal. No ano de 1979, a Fiat corta no financiamento reduzindo a participação, e só em 1980 volta em força e à ribalta, já com o reforço de Walter Rohrl - Christian Geistdorfer que vence o Rali de Portugal e, por fim, em 1981 volta a ser ganho pela dupla Markku Alen - Ilkka Kivimaki. Em geral, o 131 Abarth Rally, revela um impressionante palmarés, nas principais provas do circuito mundial e europeu na época.

Além das equipas de fábrica, o novo 131 Abarth é opção para a famosa Jolly Club, Fiat Ricambi, Parmalat entre outras equipas privadas em Itália, destaco também as equipas em França, apoiadas pela filial Fiat francesa, apoiando pilotos como a famosa Michèle Mouton e o Jean Claude Andruet. Mas também outros pilotos, ao volante dos 131 Rally, um pouco por toda a Europa e até em provas fora do velho continente.

De início, fora muito criticado pelos defensores do Lancia Stratos - campeão do Mundo em 1974, 75 e 76 -, que na sua opinião, a ele caberia a posição de favorito na aposta ao campeonato mundial, nessa segunda metade da década de 70. Mas o tranquilo 131, numa época de tração integral nos Ralis, apresentou na sua versão rally, uma enorme fiabilidade a par de uma versatilidade que a todos desfez as dúvidas, com o atingir, por fim, do ponto mais alto do pódio: com a tripla conquista de Campeão do Mundo de Rally em 1977, 78 e 1980! Anos de ouro nos Ralis para marcas do Grupo Fiat.

Precisamente neste último ano, o vencedor e campeão europeu de ralis, foi o piloto italiano Adartico Vudafieri, que participou nas edições de 1980 e 1981 do Rali Vinho Madeira, a prova madeirense, que desde 1979 entrara no Campeonato Europeu de Ralis, atraindo à prova rainha insular de pilotos da primeira linha - a sua primeira edição foi em 1959, é anterior à edição inaugural do Rali de Portugal. [cont.]

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

O que é mais surpreendente na sondagem JM realizada pela Intercampus?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas