Precisamente neste último ano, o vencedor e campeão europeu de ralis, foi o piloto italiano Adartico Vudafieri, que participou nas edições de 1980 e 1981 do Rali Vinho Madeira, a prova madeirense, que desde 1979 entrara no Campeonato Europeu de Ralis, atraindo à prova rainha insular de pilotos da primeira linha - a sua primeira edição foi em 1959, é anterior à edição inaugural do Rali de Portugal. No ano de 1980, em que se sagra campeão Europeu, Vudafieri faz equipa com o co-piloto Fabio Penariol, e alinha com o número #2 de porta, numa edição que em letras garrafais nos jornais foi apelidado de: O "Inferno no Basalto" dado o calor intenso que se registou a par com o frenético duelo, levado até ao fim, com o outro piloto italiano Maurizio Verini, ao volante de uma jóia milanesa: um Alfa Romeo "Alfetta". O Vudafieri acaba por vencer esta edição do Rali Vinho Madeira.
Na XXII edição do Rali Vinho Madeira, realizada entre os dias 7 a 9 de Agosto de 1981, Vudafieri regressa à ilha do Infante D. Henrique, mas desta vez navegado pelo Arnaldo Bernacchini, experiente co-piloto de provas do Mundial, agora nesta prova do Coef. 2 do Campeonato Europeu de Ralis. Trouxe um outro Fiat 131 Abarth Rally, chassis #G26 de matrícula TO R19729, este Abarth com grande palmarés, pois foi utilizado em inúmeras provas europeias e do Mundial, desde 1977 até fins de 1980, pelo piloto francês Jean Claude Andruet, e com este mesmo automóvel realiza vários ralis, destaco a vitória no Rali Sanremo a 4 de Outubro de 1977, contando para o Mundial de Ralis - por coincidência feliz, também Andruet participou neste ano no rali madeirense com um Ferrari 308 GTB com o #2 de porta, seguido pelo Fiat 131 Abarth que tinha sido sua propriedade, e ao volante do Ferrari, com o qual tinha ganho no mesmo ano, a mítica prova Targa Florio em Itália. Mas foi vítima também da dureza da prova insular, ou de outros factores, numa desistência envolta em mistério. [Cont.]