Porquê todo este aparato? Joe Biden não veio a Bruxelas para provar o chocolate. São vários os assuntos de grande importância que estão a ser discutidos e as tensões em vários campos políticos servem como prova inquietante - até ao deadline deste artigo, os líderes europeus e Joe Biden ainda estavam reunidos.
2.000 polícias, alguns de uniforme, e outros à paisana, 300 motociclistas, e membros da Segurança do Estado e da inteligência militar foram chamados para dar a cada delegação uma escolta e segurança adequadas. A cidade está a ser vigiada por helicópteros, brigadas de cães e unidades especiais da Polícia Federal, que têm ‘snipers’ destacados em todos os locais sensíveis. Parece um filme, não parece?
A pandemia do coronavírus, a China, as tarifas comerciais, a regulamentação tecnológica, as alterações climáticas e a democracia estão no topo da agenda da primeira cimeira UE-EUA sob a presidência de Joe Biden. Questões como a acção para combater as alterações climáticas e a resposta global à pandemia são das mais importantes. Na semana passada, o G7 - um fórum informal que reúne os líderes das principais nações industriais do mundo - comprometeu-se a doar mil milhões de doses de vacinas a nações de rendimento médio e baixo. Este é um grande passo para alavancar a vacinação em países mais pobres, onde a imunidade de grupo é mais difícil de alcançar dado o baixo poder económico para comprar as doses necessárias.
E por falar em vacinas, esta semana houve outra boa notícia pelos lados europeus, que afecta os 27 Estados-Membros. O processo legislativo para o passaporte da vacinação para viagens chegou ao fim esta segunda-feira - no tempo recorde de 62 dias -, depois dos presidentes das três principais instituições da UE - o Parlamento, o Conselho e a Comissão - terem assinado o Regulamento. Os Presidentes David Sassoli e Ursula von der Leyen e António Costa, que é actualmente o Presidente do Conselho, mostraram-se satisfeitos com o fim deste processo, afirmando que este é um símbolo do que a Europa representa. Esta é mais uma luz no final do longo túnel que tem sido o último ano e meio.
Será que o fim da pandemia está próximo? Não vou mentir. Aqui em Bruxelas há uma leveza no ar. Mais e mais pessoas estão a ser vacinadas, tendo o governo aqui aberto o registo a todas as pessoas com 30 ou mais anos. O sol brilha - finalmente -, as restrições estão a ser gradualmente levantadas. Já se pode aproveitar as esplanadas para ver o Europeu 2020 com uma cerveja na mesa.
Politicamente, a visita de Biden abre uma nova Era de cooperação que se prevê positiva nas relações transatlânticas, após estas terem atingido um mínimo histórico durante a Administração de Donald Trump.
Há finalmente uma sensação de normalidade a regressar. Fingers crossed: esperemos que os créditos deste filme estejam prestes a aparecer, sem mais nenhum ‘plot twist’ pelo meio.