Talvez ser amigo, não seja necessariamente ouvir todas as queixas e aconselhar quem não está a pensar alterar absolutamente nada após a conversa contigo, mas sim de devolver a essa pessoa a responsabilidade de perceber realmente que escolhas quer realizar na sua vida.
Talvez ser uma amiga de verdade significa, aceitar os outros como são, sem a ilusão de que os vamos mudar como por magia ou força omnipotente da nossa vontade.
Quiçá e, considera apenas esta ideia, para ajudar realmente essas pessoas que recorrem a ti, tu devas começar a olhar para dentro de ti. Sim, porque é tão fácil olhar para o outro e querer "resolver" todos os seus problemas, não é mesmo? E ao fazeres isso, é tão simples, desviares o foco da tua própria vida e dos problemas que tu tens para resolver. É tão confortável ser o herói das soluções quando os cenários não estão a acontecer connosco…
Queres ensinar a alguém sobre a coragem? Então, lembra-te que as tuas ações falam mais alto do que as tuas palavras e a única forma que tens para efetivamente influenciar alguém é através do teu exemplo.
Queres que o teu filho seja mais proativo? Então agarra a tua vida pelos cornos. Faz aquilo que, no teu íntimo, sabes que queres mesmo fazer.
Às vezes a melhor forma de ajudar é dizer "eu acredito em ti e sei que vais encontrar as respostas que precisas".
Às vezes a melhor forma de ajudar é perguntar "O que é que tu realmente queres fazer?".
Às vezes a melhor forma de ajudar é apenas escutar e abraçar, sem tentar resolver nada. Afinal, não és bombeira, lembras-te?