O poder de sedução da Alfa Romeo é imenso, quando nos perdemos entre os meandros da sua magnífica história, com incontáveis factos e personagens cativantes. Um deles - que para muitos poderá ser algo de surpreendente - é o da relação íntima da ALFA com a aeronáutica, que remonta ao ano de 1910 - o ano da sua fundação - e, ao primeiro avião milanês a voar com êxito. Ao longo da sua história os seus responsáveis técnicos desenvolveram em simultâneo motores para automóveis e para aviões. Desde os pioneiros: Antonio Santoni e Giuseppe Merosi como mais tarde Vittorio Jano; Bruno Trevisan; Gioacchino Colombo; Wifredo Ricart e até o Giuseppe Busso. Teve início com a utilização do primeiro motor fabricado pela ALFA num avião biplano - antes de ser utilizado no seu primeiro automóvel, o 24 HP! Na génese deste interessante pormenor histórico, está a visão estratégica e a procura constante da inovação pelo administrador e fundador Cav. Ugo Stella. Permitindo total liberdade aos técnicos - contratados e oriundos da Bianchi: O director técnico Giuseppe Merosi; o técnico automóvel e de aviões Antonio Santoni e por fim, Nino Franchini - que além de piloto automóvel era um experiente aviador e que supervisionava os pilotos Campari e Marinoni - este último, que nos anos 30 foi o cicerone na visita à fábrica ALFA do grande volante português Vasco Sameiro - demonstrando todo o potencial do seu novo Alfa Romeo 8C 2300 Monza, com o qual corre em Portugal com sucesso.
Num sector próprio na fábrica, Santoni supervisiona a construção do avião Biplano ALFA 24 HP Santoni - Franchini, utilizando um motor 24HP devidamente adaptado ao uso aeronáutico - pelo aumento da potência e menor peso. Desta forma, o primeiro veículo motorizado saído da fábrica ALFA em Portello, em 1910, completo e a funcionar não foi um automóvel, mas sim um avião! Em Novembro desse mesmo ano e, após vários voos de teste, o biplano tem o seu primeiro voo oficial sobre Milão, na presença das autoridades milanesas e da direcção da ALFA e, em especial, de um pioneiro da aviação italiana: O Eng. Enrico Forlanini. Com Nino Franchini aos comandos e um passageiro. Um Sucesso! O motor 24HP concebido pelo Giuseppe Merosi, desenvolve a potência entre os 36cv às 1680rpm e os 42cv às 2200rpm, aligeirado no seu peso pela perfuração de vários componentes mecânicos e com o biplano integralmente construído , em metal e madeira, na fábrica da ALFA sita no 33, da Via Marco Ulpio Traiano em Portello, na zona industrial de Milão.
Ugo Stella utiliza este feito para publicitar os novos automóveis ALFA, atestando a sua qualidade de construção, potência e a fiabilidade dos seus motores: "Se un motore d´auto Alfa montato su un aeroplano é in grado di farlo funzionare com tutta sicureza, il medesimo motore, montato sulle autovetture Alfa, puo´dare la massima garanzia senza la preocupazione di pannes dutante i viaggi su strada". O mito e carisma da Alfa Romeo, teve início, nesse momento alado. [cont.]