Pode perguntar-se porque é que isso acontece, já que existe uma vontade de mudança. Muitas vezes existe mesmo a paixão e o desejo enorme de operar, efetivamente, essa mudança. Mas não acontece… claro que não! A vontade e o desejo de mudança, por si só, não têm força. Têm sempre de ser acompanhados de trabalho e persistência!
Quando tiver um objetivo de mudança foque-se nele! Visualize a sua vida daqui a 1 ano, já com a mudança implementada na sua vida. Seria feliz daqui a 1 ano com a mudança que implementou? E daqui a 5 anos, como seria a sua vida? Sente-se feliz nela? A partir daqui, comece a planear efetivamente como vai colocar em prática o seu objetivo, o seu sonho. Acredita no que sonha? Acredito que sim! Então, depois de planeado como vai fazer a mudança acontecer, ponha "mãos à obra" e comece a trabalhar mantendo-se focado no seu objetivo, no seu sonho! É provável que se depare com muitos obstáculos, com algumas derrotas e que, muitas vezes, tenha vontade de desistir! Mas o verdadeiro segredo está precisamente em não desistir! Só quem persiste, mesmo quando o universo parece conspirar contra si, é que irá conseguir atingir o objetivo traçado e ter sucesso na mudança que quer fazer na sua vida.
Como escreveu Napoleon Hill "Quem cultiva o hábito da persistência parece ter um seguro contra o fracasso. Não importa quantas vezes sejam derrotados, acabam por chegar ao topo da escadaria. Aqueles que se levantam depois da derrota e continuam a tentar, acabam por conseguir. Aqueles que não conseguem levantar-se não são bem-sucedidos".
As derrotas são desencorajadoras e muitas vezes, ao primeiro fracasso, a vontade de desistir instala-se. Em vez de desistir pense e veja o que correu mal. Detete os erros, volte a planear, aprenda com o sucedido! Enriqueça a sua forma de pensar, a sua forma de atuar e acredite que vai conseguir!
Por exemplo, uma pessoa que viva com medos, com ansiedade pode, com ajuda profissional, regular o seu estado emocional e fazer alterações eficazes na sua vida para que olhe para o seu futuro de forma tranquila e veja que daqui a 1 ou 5 anos terá o controlo da sua vida e, consequentemente, níveis basais de ansiedade. Porquê? Porque decidiu mudar a sua forma de viver. Pediu ajuda qualificada, foi traçado um plano de ação e não desistiu ao primeiro percalço. Obteve ferramentas que auxiliaram ao seu desenvolvimento pessoal e reestruturação emocional, persistiu e começou a ver resultados! Parece fácil? Não é, mas é possível! Requer esforço, trabalho, confiança e sim, desta forma é possível!
Outro exemplo: uma pessoa insatisfeita com a sua profissão, com o trabalho que desempenha 8 horas por dia, 5 dias por semana… são muitas horas num ano para se estar insatisfeito. São muitos anos numa vida para não se sentir realizado! O que fazer nestes casos? O plano é o mesmo: Saber o que se quer fazer, o que se quer mudar. Ter um objetivo profissional específico. Visualizar-se a desempenhar determinada função nos próximos anos. Seria feliz? Realizado? Planear de que forma pode atingir o seu objetivo. Trabalhar e ser persistente, independentemente dos obstáculos, e nunca desistir!
Se aplicar o que foi escrito anteriormente, tudo fará sentido!