Este programa didático musical tem como objetivo promover a proteção social de crianças e jovens provenientes de estratos sociais de grande vulnerabilidade e, em alguns casos, a sua reabilitação (caso de abusos de drogas e práticas criminosas). Este projeto é, assim, um exemplo de uma intervenção social que já beneficiou mais de 700 mil crianças e jovens com o apoio governamental, que financia o programa.
Diferentes estudos científicos já avaliaram as crianças e adolescentes que participaram neste programa musical intensivo e revelaram uma melhoria significativa nos resultados académicos e na participação escolar (disciplina, responsabilidade e pontualidade). Os estudos demonstraram, ainda, uma redução de cerca de 75% na desistência escolar e uma redução da delinquência e violência juvenil.
Dado o sucesso e impacto deste programa, em 2004 foi realizado o documentário intitulado "Tocar y Luchar" dirigido por Alberto Arvelo. Esta divulgação internacional facilitou e impulsionou a replicação do programa em mais de 42 países, incluindo Portugal.
No nosso país, este programa é conhecido por Orquestra Geração (OG) e iniciou-se em 2007, no concelho da Amadora. A aprendizagem de um instrumento musical pode ser em contexto individual ou de grupo, ao longo do ano letivo. Os objetivos, fiéis aos fundamentos originais do El Sistema, são: promover a inclusão social e a auto-estima das crianças e jovens, combater o abandono e insucesso escolar, aproximar os pais do processo educativo dos filhos, promover o trabalho de grupo, a disciplina, a responsabilidade, e promover o acesso a uma formação musical aos mais carenciados.
Ao longo destes anos, a Orquestra Geração alargou-se a várias escolas do país, adquirindo relevância e reconhecimento nacional. A maior distinção chegou da Assembleia da República que publicou no dia 18 de março de 2021, em Diário da República, o seguinte: Resolução nº 79/2021 - Recomenda ao Governo que garanta o apoio plurianual do projeto "Orquestra Geração" e a sua disseminação em todo o território nacional".
É, pois, louvável, que se possa utilizar a música (aprendizagem musical) no âmbito social prevenindo comportamentos de risco, em populações vulneráveis e, promovendo uma saúde integral.