MADEIRA Meteorologia

Cerca de três dezenas de alunos participaram na ação limpeza de praia na Ribeira Brava

Data de publicação
13 Novembro 2024
9:16

Cerca de trinta alunos da Escola Básica e Secundária Padre Manuel Álvares (EBSPMA) participaram ontem na atividade ‘Ação de limpeza de Praia + Atividades Náuticas’, iniciativa evocativa do Dia Nacional do Mar.

A referida ação decorreu esta manhã na praia da Ribeira Brava, tendo por principal finalidade sensibilizar e consciencializar os alunos e demais participantes sobre a problemática do lixo marinho.

Trata-se de uma iniciativa do ‘Mare Nostrum’, um projeto de atividades de enriquecimento curricular da secundária ribeira-bravense que tem por principal finalidade promover a literacia marítima da comunidade educativa daquele estabelecimento de ensino, a consciencialização para a importância da intervenção individual na resolução da problemática crescente da poluição marinha é um dos objetivos que nortearam esta intervenção, segundo afirmam os docentes dinamizadores do projeto.

“Mais importante do que limpar é não poluir – afirmam os docentes responsáveis – até porque a poluição dos oceanos atingiu já um ponto de quase não retorno, algo que não constitui propriamente novidade”, refere um comunicado enviado à redação.

Entre os muitos resíduos recolhidos, de destacar as inúmeras beatas de cigarros, embalagens de plástico, peças de vestuário e de calçado, artefactos de pesca, resíduos de construção civil, entre outros, numa praia que até é regularmente objeto deste tipo de iniciativas.

“Urge que a população entenda o mar como algo de seu, como património global que necessita de ser valorizado e cuja preservação é da responsabilidade de todos. E a verdade é que há um longo caminho a percorrer até se alcançar essa consciencialização plena”, constatou Renato Azevedo, um dos docentes dinamizadores do projeto Mare Nostrum.

A terminar a atividade os participantes tiveram oportunidade de “ir a banhos”, bem como de experimentarem algumas atividades desportivas náuticas, como a canoagem, atividades que contaram com a colaboração do Grupo Disciplinar de Educação Física daquela escola, numa perspetiva de valorização do convívio de forma saudável com a natureza.» 

OPINIÃO EM DESTAQUE

CONTOS INSULARADOS

24/11/2024 07:35

Era mais um contrassenso. Embora a infância habite num mar de incoerência com ondas de insensatez e ninguém exigisse consistência para além do aqui e agora,...

Ver todos os artigos

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a introdução de um novo feriado a 2 de Abril do Dia da Autonomia?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas