A penúltima mobilidade do projeto STORM (Smart Teens One Ready Mission), no âmbito do programa Erasmus+, decorreu em Braila, na Roménia, de 18 a 23 de junho.
Na ocasião, três professores da escola Bartolomeu Perestrelo estiveram presentes na formação ‘Learning / Teaching / Training Activities’, juntamente com outros docentes da Turquia, da Suécia, da Roménia, da Islândia e da Alemanha.
A iniciativa teve como foco a política dos 5 r’s, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar, nos fatores ambientais, o uso de materiais naturais e a sua reutilização em atividades escolares, entre outros assuntos. Além disso, contemplou workshops sobre gastronomia como forma de incentivar o uso de produtos regionais.
"Esta formação em equipa foi fundamental para planificar e organizar as tarefas e as atividades e permitiu aos professores da Bartolomeu encontrarem soluções em contextos difíceis e estimulantes, respeitando as diferentes origens, culturas e tradições", pode ler-se em nota enviada às redações.
A cooperação que daqui resultou, entre várias culturas, abriu "portas para uma maior consciência do que é ser cidadão ativo na sociedade onde se vive, mas também como cidadão europeu, consciente dos vários assuntos sociais e políticos, como a democracia, a justiça, a igualdade, os direitos cívicos e a cidadania".
Mónica Rodrigues