Em declarações ao JM, Idalino Vasconcelos, presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, revelou-se satisfeito com o reforço das ligações da TAP entre a ilha e o continente no verão, conforme avançado hoje pela companhia, destacando que as cinco ligações semanais anunciadas são muito importantes, dado que o turismo nacional é um dos mais relevantes para a ilha. No entanto, não deixou de se mostrar desiludido com o facto de a companhia portuguesa ter decidido não realizar serviços de voos charters com os operadores nacionais.
"É lamentável que a TAP, que é de todos nós, do contribuinte português, não tenha colaborado nesta operação para uma terra sedenta de turismo. Preferem percursos longo curso, como México e Brasil, em vez do Porto Santo que é um percurso muito curto", disse o autarca, apontando que "uma companhia nacional na qual todos participamos tinha o dever de colaborar com os operadores turísticos".
"A TAP tem um serviço bom e todos nós sentimo-nos em casa quando estamos com a TAP e seria bom dar esse serviço aos operadores e a todas as pessoas que querem passar férias no Porto Santo. Mas a TAP sempre excluiu a Madeira e o Porto Santo destas rotas para os operadores e uma vez mais deixa-nos de fora, o que é de facto de lamentar", acrescentou.
Recorde-se que como avançou hoje o jornal Expresso, a TAP não vai participar nos pacotes de verão dos operadores nacionais para a ‘Ilha Dourada’ este verão, sendo substituída nestes serviços pela companhia espanhola Iberia, entre 9 de junho e 10 de outubro.