MADEIRA Meteorologia

Incêndios: PS e JPP argumentam sobre existência de audições parlamentares e Comissão de Inquérito ao mesmo tempo

Paula Abreu

Jornalista

Data de publicação
16 Setembro 2024
11:34

Tem início a primeira audição parlamentar visando o apuramento de responsabilidades politicas relativamente aos incêndios de agosto, que se iniciaram na Ribeira Brava e se alastraram, ao longo de 12 dias, por concelhos limítrofes.

No total, arderam 5.100 hectares. Hoje, é ouvido o comandante da corporação de Bombeiros Mistos de Ribeira Brava, Sidónio Fernandes, que marca o arranque dos trabalhos, em vez da audição ao secretário regional de Saúde e proteção civil. Recorde-se que Pedro Ramos está ausente por motivos de saúde.

Serão ouvidos ainda vários responsáveis, nomeadamente os presidentes do serviço regional de Proteção civil e do Instituto de florestas e Conservação da Natureza. Já o chefe do executivo madeirense vai responder às questões dos deputados que integram a Comissão Especializada de Saúde e proteção civil, por escrito.

No momento, pelo PS, Sancha Campanella questionou a necessidade da audição parlamentar em curso no parlamento tendo sido hoje aprovada uma comissão de inquérito, requerida pelo PS, para debater o mesmo tema. A socialista entende que há duplicação de trabalhos “manifestamente inútil”.

Da parte do JPP, Élvio Sousa defende a continuidade das audições parlamentares que irão decorrer ao nível da Comissão Parlamentar presidida por Lina Pereira, também do JPP.

O partido entende que não há qualquer incompatibilidade a existência das auscultações em sede de comissão especializada e, uma Comissão de Inquérito, que tomará posse nos próximos dias. Nuno Morna, da Iniciativa Liberal, lamenta a perda de tempo com a discussão em curso, uma vez que a comissão de inquérito ainda não está constituída e não está a ser ouvido, tal como previsto, o comandante dos bombeiros de Ribeira Brava.

Acrescentar que o requerimento do PS apresentado nesta comissão visa, então, que não haja duplicação de trabalhos, extinguido os trabalhos da Comissão Especializada em curso.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Quem podia ter evitado a queda do Governo?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas