Bom dia!
Em 2023, a população estrangeira a viver na Região chegou às 14.060 pessoas. Um crescimento de 141% em comparação a 2013, quando estavam fixados na ilha 5.829 cidadãos não nacionais. A Associação Diáspora no Mundo entende que o acréscimo reflete o apoio do Governo aos imigrantes, que encaram a Madeira como um “refúgio” na fuga à guerra, perseguições e carências financeiras. Quase metade da procura por habitações à venda é feita por forasteiros.
Esta é a notícia que faz a manchete de hoje do seu JM, numa Primeira Página que destaca um calendário. 2025 oferece 18 pausas devido a feriados. Após a aprovação do feriado da Autonomia, ontem, no Parlamento, os madeirenses passam a gozar 18 feriados: 17 no todo regional e mais um em cada município.
Saiba ainda que Região registou 13 novos casos de sida no ano passado e que assaltante de banco em Câmara de Lobos pediu perdão a funcionários e clientes.
140 anos de Vinhos Borges celebrados com novas metas a alcançar é outro assunto de relevo nesta edição que destaca ainda o projeto ‘A Escola vai ao Bairro’, que viajou com o Erasmus.
Não perca também um Roteiro JM com destaque para o Natal que chega ao ritmo da música eletrónica.
Tudo isto e muito mais no seu JM desta quinta-feira!