Os oitos indivíduos detidos no âmbito da operação “AB INITIO” vão ser presentes ao juiz na Comarca da Madeira, conforme apurou o JM.
Tal como o JM anunciou em primeira mão, a Polícia Judiciária realizou esta manhã uma operação judicial de larga escala, que envolveu cerca de 110 elementos da PJ, quatro Procuradores da República, dois Juízes do Tribunal Judicial do Funchal e seis elementos do Núcleo de Assessoria Técnica. Mas, apesar de a operação ser liderada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal Regional de Lisboa, o primeiro interrogatória judicial decorrerá em solo regional.
Os detidos já se encontram no Estabelecimento Prisional do Funchal, na Cancela, e terão de ser apresentados em tribunal num prazo inferior a 48 horas após a detenção.
A investigação deteve os seguintes indivíduos: Humberto Vasconcelos, antigo secretário regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural; Carlos Teles, presidente da Câmara Municipal da Calheta; Bruno Freitas, presidente do IASAÚDE; Paulo Santos, ex-diretor regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural; Daniela Rodrigues ex-chefe de gabinete da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Cecília Aguiar, técnica especialista da Secretaria Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Humberto Drumond, administrador da Dupla DP; Miguel Nóbrega, administrador da Dupla DP.