O PAN retomou a atividade no terreno, mantendo a proximidade com as associações da causa animal, no sentido de conhecer o trabalho desenvolvido, as necessidades e dar voz às reivindicações das mesmas na luta pela defesa dos animais. Esta manhã, o partido visitou a associação Madeira Sancturay, na Ponta do Sol.
”Durante o verão, tivemos uma campanha de sensibilização nas nossas redes sociais a alertar para o abandono animal, prática recorrente sobretudo nos meses de julho e agosto. As associações fazem o melhor que podem, mas estão na maioria das vezes lotadas e sem financiamento suficiente para fazer face às despesas com alimentação e saúde”, defende Válter Ramos.
Além das medidas aprovadas no ORAM24 no âmbito da causa animal, o partido defende que é necessário fazer mais: “Todo o apoio para a vacinação e esterilização é fundamental, mas não é suficiente, é preciso campanhas e medidas que incentivem à adoção responsável e consciente, investimento sério no controlo de animais errantes e os municípios têm de criar espaços próprios para acolhimento dos mesmos.”
”É fundamental, sobretudo no âmbito de catástrofes como a dos incêndios recentes, aplicar as famílias de acolhimento para animais de companhia, no sentido de criar mecanismos de apoio às famílias afetadas, que necessitam que os seus animais sejam acolhidos de forma temporária em segurança. A redução do IVA na ração e nos tratamentos médico-veterinários também permitiria um alívio crucial nas despesas mensais das famílias.”
O PAN afirma que continuará na defesa dos direitos dos animais e apoio às famílias e associações, fazendo cumprir as medidas estipuladas no programa de governo nestas matérias.