MADEIRA Meteorologia

PS critica estrutura de missão só com figuras ligadas ao PSD

Data de publicação
17 Outubro 2024
17:45

“Quanto mais tempo passa desde a consagração da Autonomia da Madeira, maior é o desrespeito do PSD em relação a esta conquista que é de todos os madeirenses”. É desta forma que o PS-Madeira reage ao facto de a estrutura de missão criada para organizar as comemorações dos 50 Anos da Autonomia ser constituída apenas por figuras ligadas ao aparelho do PSD-Madeira.

Para Rui Caetano, presidente da Comissão Regional do PS-Madeira, esta postura do Governo Regional é reveladora da desconsideração do PSD em relação aos madeirenses e à pluralidade democrática na Região. O socialista evidencia que o processo autonómico – instituído com a Constituição de 1976 – está intimamente relacionado com a vivência democrática, tendo a Região passado a ter um Parlamento onde têm assento os representantes dos vários partidos políticos, legitimamente eleitos pela população.

“As páginas da história da Autonomia da Madeira são escritas pelos madeirenses e por todos os partidos que, ao longo de quase cinco décadas, têm pugnado pela defesa dos interesses da nossa Região”, afirma Rui Caetano, salientando que a estrutura de missão para as comemorações dos 50 anos da Autonomia devia incluir representantes das diferentes forças partidárias e da sociedade civil na sua componente executiva e não apenas na comissão de honra.

O presidente da Comissão Regional do PS salienta que a Autonomia não tem donos e que, aliás, tem sido o papel reivindicativo e propositivo dos partidos da oposição que tem contribuído para o seu aperfeiçoamento e aprofundamento, um processo que, frisa estará sempre inacabado.

“O PSD não é o dono da Autonomia! Muito pelo contrário, é o seu principal detrator!”, dispara Rui Caetano, criticando a postura “arrogante e autoritária” do mesmo partido que há quase 50 anos governa a Região “sob a rédea curta do ‘quero posso e mando’”.

Ao longo de todos estes anos, prossegue o socialista, aquilo que temos assistido é a um PSD e a um Governo que usam a Autonomia para benefício próprio, e não a pensar no superior interesse dos madeirenses, estando os resultados à vista de todos. Questiona, por isso, que legitimidade tem o PSD para centrar apenas naqueles que fazem parte do seu círculo próximo as comemorações dos 50 anos da Autonomia de todos os madeirenses.

OPINIÃO EM DESTAQUE

88.8 RJM Rádio Jornal da Madeira RÁDIO 88.8 RJM MADEIRA

Ligue-se às Redes RJM 88.8FM

Emissão Online

Em direto

Ouvir Agora
INQUÉRITO / SONDAGEM

Concorda com a redução do horário de animação noturna no Funchal?

Enviar Resultados

Mais Lidas

Últimas