Na sequência do incêndio de agosto passado, a autarquia da Ribeira Brava procedeu à aquisição de 182 sacas de ração para bovinos, 28 sacas para pequenos ruminantes e 560 fardos de palha, de forma a mitigar os efeitos da carência de pasto.
Segundo informa a autarquia, em nota de imprensa, “esta ação beneficiou um universo de 113 bovinos e 62 pequenos ruminantes, pertencentes a 27 detentores que foram afetados pelo catastrófico evento nas zonas da Tabua, Serra de Água, Espigão, Fontes e Trompica”.
Ricardo Nascimento, presidente da Câmara Municipal, deu conta que no âmbito dos incêndios, alguns criadores de gado bovino, ovino e caprino sentiram dificuldades em arranjar comida para os respetivos animais. “Face a este cenário, tentamos ajudar os nossos criadores nesta fase inicial, em que os pastos estão queimados e a natureza ainda não se rejuvenesceu, adquirindo ração e feno, investindo um valor de 7.200 euros”.
Esta iniciativa contou com a colaboração da Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente que auxiliou na organização da distribuição dos referidos bens realizada em duas etapas, nomeadamente, a 27 de agosto e a 11 de setembro.
“Vamos ver como é que isto corre, até porque temos outras urgências para acudir e estamos, paralelamente, com algum investimento a nível de tubagens e assessórios para repor a água de rega em algumas localidades”, frisou o autarca.